Home>Literatura>Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Nem só de vampiros e seres de outros mundos vivem os Best Sellers. Vejam bem, eu não tenho nada contra histórias de vampiros e sobrenaturais, pelo contrário, são minhas preferidas (embora, eu possa afirmar categoricamente, do alto da minha imparcialidade, que eu odeio Crepúsculo – podem atirar os tomates), mas em meio a essa avalanche sobrenatural, Crepúsculo que nada, eu vos apresento a verdadeira saga de uma mulher e seu cartão de crédito!

Ela é apaixonada por compras, não resiste a um aviso de liquidação e faz o que for preciso para conseguir comprar aquele par de sapatos… mente pra melhor amiga, pro namorado, para os pais, não importa… o importante mesmo é ter aquela sensação divina que temos quando compramos algo que realmente queremos. O problema é que ela quer tudo. Sempre. Esta é Becky Bloom, a personagem principal de uma série de livros da escritora Sophie Kinsella, que na minha opinião é a melhor do segmento, junto com Marian Keyes (Férias; Melancia; Sushi). Rebecca Bloomwood é uma jornalista financeira que acabou sugada para o mundo das finanças por pura falta de opção, já que seu sonho era trabalhar com o mundo da moda e viver rodeada de roupas e sapatos incríveis. Na verdade, Becky poderia ser eu, você ou qualquer um que teve que abrir mão de uma carreira dos sonhos (quem nunca quis ser astronauta, bombeiro ou ator de TV) para cair no mundo real. Alguns dizem se tratar de um clichê feminino ambulante, que é coisa de mulherzinha e… FUEN… de fato é mesmo, mas a vida é uma grande sucessão de clichês, então pra quê levar tão a sério, não é mesmo?

Enquanto vive soterrada na chatice de sua vida profissional, Becky gasta suas energias no que mais gosta de fazer… compras! Só que, como o salário não cresce proporcionalmente aos seus gastos, ela acaba se afundando em dívidas e mais dívidas e usa as desculpas mais engraçadas e viajantes para escapar dos credores. Principalmente do seu gerente de banco, Derek Smeathe, que acaba no centro de uma big confusão, causada pelas mentirinhas inocentes de Becky. E, para melhorar a situação, ainda arruma emprego como conselheira financeira, em um programa de TV. Quer dizer, quase um político que gasta milhões em uma obra nunca concluída e ainda tem a cara de pau de dizer que luta pela honestidade. A diferença é que, Becky Bloom não tem um pingo de maldade, pelo contrário, é uma personagem ingênua, que às vezes me parece quase mágica, de tão surreal, como no início do primeiro livro, quando deseja com todas as forças que o banco tenha trocado a fatura de cartão dela com a de alguma senhora solitária que teria pago absolutamente tudo, sem perceber (awwww… não parece uma princesa tolinha, saída de um conto da Disney?). Se tivermos que compará-la a alguém, seria como a Bridget Jones dos Shoppings.

E, como toda boa chick-lit, tem também o príncipe encantado, Luke Brandon, um homem sério e rigoroso, que aparentemente nada tem em comum com ela, e dono de uma agência de RP em Londres, por quem Becky (e as leitoras..hehe) acaba se apaixonando.

Existe uma adaptação para o cinema, porém como em 99,9% dos casos, o filme foi infinitamente inferior aos livros e não fez jus a nossa querida personagem. Ao todo já foram lançados 5 livros: Delírios de Consumo de Becky Bloom; Delírios de Consumo na 5ª Avenida; As Listas de Casamento de Becky Bloom; A Irmã de Becky Bloom e O Chá- de- Bebê de Becky Bloom. Já existe um sexto, e infelizmente dizem o último, livro da série, entitulado Mini Shopaholic e que deve ser lançado em inglês em setembro e em português… bem, só Deus sabe.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta