Três Contos

downloadEsse foi meu primeiro Flaubert. Sempre quis ler algo dele, mas com tantos livros acabava postergando. A Obra Tres Contos, lancada pela falecida Cosac Naify, relata momentos diferentes da historia.

A primeira historia conta a simplicidade e solitaria vida de uma empregada domestica no interior da Franca, que mesmo trabalhando para a mesma familia durante quase toda vida, ve as pessoas irem e virem na mesma casa. Em uma epoca onde a doenca era mais forte e tirava vidas com mais facilidade que atualmente e as escolas boas serem longiquas, o sofrimento pela solidao e perda era algo recorrente e o apego a familia que se trabalha muito mais forte.

O segundo conto nos mostra como uma premonição pode mudar nossas vidas para que ela realmente aconteça. São Julião hospitaleiro é a história de uma pessoa que muda constantemente em busca de mudar seu destino e se torna santo após acontecer o que temia. O ultimo conto é uma releitura de uma passagem da biblia.

As histórias nao sao tão curtas e relatam toda a vida das personagens. Isso nos permite degustar um pouco mais de cada história.

O texto de Flaubert é simples mas belo. Ele nao precisava florear muito para cativar o leitor. Gostei muito dessa obra e espero ler algum outr livro dele em breve.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta