Home>Resenhas>Bióloga colombiana Brigitte Baptiste é atração principal da programação do Inhotim em junho
Divulgação

Bióloga colombiana Brigitte Baptiste é atração principal da programação do Inhotim em junho

20º Semana do Meio Ambiente e 3º edição do programa “O que é…?” discutem desafios ambientais contemporâneos  a partir de múltiplas perspectivas de natureza

Entre os dias 5 e 9 de junho, o Instituto Inhotim conta com programação especial ao redor de questões ambientais e desafios da contemporaneidade. De 5 e 8 de junho, a 20ª Semana do Meio Ambiente Inhotim convida o público para conversar sobre um novo mundo possível, partindo da natureza como fonte de inspiração para os desafios atuais. Já em 9 de junho, ocorre a terceira edição do programa “O que é…?”. Com a pergunta “O que é transmutar?”, a programação conta com a bióloga colombiana Brigitte Baptiste, o artivista, educador e performer João Paulo Lima e a artista Luiza Crosman. 

A 20ª Semana do Meio Ambiente Inhotim carrega como tema “A natureza do mundo possível” e promove conferências, espetáculos, ateliês e conversas entre profissionais de diferentes equipes do Inhotim. A intenção é promover o encontro das múltiplas perspectivas de natureza: para um jardineiro, a natureza pode ser um espaço de cocriação; para o pesquisador, uma vida de dedicação ao estudo de espécies; para um artista, a natureza pode não ser um lugar concreto. 

O local recebe nomes importantes que atuam nos campos da sustentabilidade, conservação da biodiversidade, urbanismo e áreas afins para conversas sobre soluções baseadas na natureza para paisagens sustentáveis, resilientes e biodiversas. Entre os confirmados estão profissionais como Carlos Nobre, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT); Vera Guarda, consultora da UNESCO Brasil para o projeto Diálogo e Paz; Gustavo Martinelli, coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora, e Fabio Angeoletto, doutor em Ecologia pela Universidade Autônoma de Madrid. Também são atrações apresentações de música e teatro, com o Grupo Giramundo e a Escola de Música Inhotim.

A programação também envolve ações interativas, com imersões artísticas, como o Laboratório de Fermentação, com Carol Coronato e Vitor Barão, ou o espetáculo “Miniteatro Ecológico” do grupo Giramundo Teatro de Bonecos. As ações são finalizadas com o espetáculo John Cage, que acontece a partir do conceito MúsicaCirco, reunindo musicistas profissionais, amadores e estudantes de música.

Para a terceira edição do programa “O que é?”,  o destaque é a participação de Brigitte Baptiste, que propõe a conferência “O que é transmutar?”, onde mergulha nas interações entre ciência, sociedade e política para refletir sobre a conservação da biodiversidade e sobre os desafios ambientais atuais. Considerada especialista em questões ambientais e de biodiversidade e uma importante líder em diversidade de gênero, Brigitte é reconhecida por sua participação em congressos internacionais relacionados a essas questões. Foi diretora do Alexander Von Humboldt Institute for Biological Resources Research por quase nove anos e tem sido referência na construção de importantes pontes entre política, academia e ciência.  Também compõem a programação de “O que é…?” o espetáculo de dança  de  João Paulo Lima, intitulado “Defffuturismo”, que reivindica novas ocupações e estéticas dos corpos das pessoas com deficiência no campo da arte; integra também a programação a visita “Na Escala dos sentidos”, proposta da artista Luiza Crosman, que visa experimentar a transmutação dos sentidos humanos em diferentes escalas pelos jardins do Inhotim. 

A Semana do Meio Ambiente no Inhotim conta com a Vale como mantenedora master, a Cemig como parceira estratégica, a Shell e o Itaú como patrocinadores master e a EY como patrocinadora Bronze, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O programa “O que é…?” tem a Vale como mantenedora master, o patrocínio master do Itaú através da Lei Federal de Incentivo à Cultura

SERVIÇO

O que é transmutar?

09 de junho

Classificação Indicativa: Livre

Na escala dos sentidos 

Com Luiza Crosman (RJ) 

11h – Recepção

O que é transmutar?

Com Brigitte Baptiste (COL) 

14h – Largo das Orquídeas

Deffuturismo

Com João Paulo Lima (CE)

16h – próximo à obra sem título de Edgard de Souza

20ª Semana do Meio Ambiente Inhotim

Data: 5 a 8 de junho

PROGRAMAÇÃO 20ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE INHOTIM

A Natureza do mundo possível

De 05 a 08 de junho

O que a natureza faria?  – 05 a 08 de junho

Em quatro conferências, profissionais da sustentabilidade, conservação da biodiversidade, urbanismo e áreas afins se encontram para conversas sobre soluções baseadas na natureza.  Em cada dia, a pergunta “o que a natureza faria?” se combina a temas como plantas nativas, água, cidades biodiversas e mudanças climáticas. Essas soluções podem nos ajudar a criar paisagens sustentáveis, resilientes e ricas em biodiversidade.

5 de junho: Plantas nativas – Com Gustavo Martinelli 

6 de junho: Água – Com Vera Guarda 

7 de junho: Cidades biodiversas – Com Fabio Angeoletto 

8 de junho: Mudanças climáticas – Com Carlos Nobre (participação virtual) e Heitor Filpi

Local: Teatro Inhotim Vale

10h00 – 12h00

Inscrições pelo link aqui.

Vagas limitadas. Entrada por ordem de chegada, sujeito a limitação do local.

*Aberto ao público em geral, mas com inscrição prévia para grupos universitários de biólogos, arquitetos, paisagistas, viveiristas, entre outros interessados.

Visita “Diálogos sobre Natureza” – 05, 06 e 08 de junho

Nesta visita com profissionais de diferentes equipes do Inhotim, o convite é dialogar sobre as várias definições de “natureza” e como podemos percebê-las no Instituto.

5 de junho Com Petúnia Sousa (Gestão Ambiental) e Luiz Querino (Educação) 

6 de junho Com Geraldo Almeida (Áreas Verdes) e Beatriz Lemos (Curadoria Artística) 

8 de junho Com Leandro Oliveira (Curadoria de Música) e Nayara Mota (Curadoria Botânica) 

Horário: 10h00

Local: Saída da Recepção

Públicos: 25 vagas

 

Miniteatro Ecológico – 05/06

Espetáculo do Giramundo Teatro de Bonecos

Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico e? numerosa: composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro. Por suas dimensões reduzidas e facilidade de transporte os espetáculos são versáteis e adaptáveis, permitindo ao Giramundo se apresentar ao ar livre, perto da natureza, em escolas, parques e reservas ecológicas, entre outros. Todos os episódios têm texto e direção de Ulisses Tavares e trilha sonora assinada por “O Grivo”.t

Horário: 15h00 – 15h45

Local: Tamboril 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta