Home>Cultura>Música>Quinteto Liliane Seco de Piano e Cordas se Apresenta em Niterói com entrada gratuita

Quinteto Liliane Seco de Piano e Cordas se Apresenta em Niterói com entrada gratuita

Obras originais e inéditas compostas por Liliane Secco, uma das vencedoras do concurso internacional “Cum Laude Music Awards – International Consonant Chamber Music Composition Contest”, promovido pela Non Profit Music Foundation em 2019 na Espanha

 

Música de câmara original com linguagem contemporânea, mostrada pela primeira vez no país e de graça. O Quinteto Liliane Secco de Piano e Cordas faz uma curta temporada no Teatro da UFF, em Niterói, em 11 e 12 de outubro. O projeto foi um dos ganhadores do edital Retomada Cultural RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Em 2019, uma composição de Liliane Secco foi uma das vencedoras do concurso internacional “Cum Laude Music Awards – International Consonant Chamber Music Composition Contest”, na Espanha, promovido pela Non Profit Music Foundation. A peça “Gipsy Spell – for Piano Quintet” foi registrada em CD, mas continua inédita no Brasil. O projeto “Quinteto Liliane Secco de Piano e Cordas” pretende executar ao vivo, pela primeira vez no Brasil, esta peça, entre outras sete peças da compositora, nas duas apresentações.

Trata-se de livre expressão da compositora a partir da exploração de rica variedade rítmica, melódica e harmônica, resultando numa obra original, abrangente e envolvente. A primeira parte do recital tem uma sonoridade mais tradicional e erudita, enquanto a segunda exibe uma característica mais popular e bastante ousada ao explorar ritmos brasileiros como o baião, o partido alto, o maracatu e o maculelê, fazendo uso dessa formação instrumental de um quinteto clássico. O recital contará com o Quarteto Kalimera junto com a pianista Zaira Valentim.

“Neste Recital eu apresento, pela primeira vez, as obras que compus para quinteto de piano e cordas. Componho porque necessito, porque é algo que me transporta para um mundo de paz, de beleza, de amor, e se através da minha música eu conseguir levar pelo menos um pouquinho disso às pessoas, já terei atingido o meu objetivo”, diz Liliane Secco.

 

Sobre Liliane Secco

Liliane Secco iniciou seus estudos de piano aos 8 anos de idade e aos 11 prestou concurso para ingressar na Escola de Música do Rio de Janeiro, onde se formou no curso técnico de piano aos 18 anos. Deu continuidade aos estudos ingressando no curso de graduação em piano na UFRJ.

Em seguida mudou-se para os EUA e graduou-se “Summa Cum Laude” em composição pela Berklee College of Music. Na função de pianista, compositora, arranjadora, orquestradora, regente e diretora musical, montou diversos musicais no Rio de Janeiro e São Paulo. Foi três vezes vencedora do Prêmio Shell de teatro na categoria “melhor música”. Venceu também o 4º prêmio Ceará Encena na categoria “melhor trilha sonora”, pela composição de trilha original para o musical “A Hora da Estrela”.

Foi produtora musical do programa Vídeo Show e Vídeo Show Festa na Rede Globo. Exerceu também, na mesma emissora, a função de diretora da academia do programa musical “FAMA”. É responsável pelos arranjos e orquestração do musical “Ópera do Malandro”, com músicas de Chico Buarque, cujo CD foi lançado pela “Biscoito Fino”. Compôs trilhas sonoras originais para projetos de audiovisual de longa e curta metragens.

É uma musicista fortemente atuante no cenário do teatro musical, tendo realizado a direção musical, preparação coral, arranjos e regência de produções de diversos artistas como Miguel Fallabela, Marília Pêra, Flávio Marinho, Diogo Vilela, Wolf Maya, Tadeu Aguiar, Maurício Sherman, Cláudio Botelho e Charles Möeller, José Possi Neto, entre outros.

Aualmente se dedica intensamente a trabalhos de composição clássico-contemporânea, tendo vencido o “Cum Laude Music Awards”, concurso internacional de composição para música de câmara realizado na Espanha, com a obra “Gipsy Spell”, que foi registrada em CD pelo Habemus Quartet e pelo pianista Eduardo Frias. Essa obra faz parte do projeto “Quinteto Liliane Secco de Piano e Cordas”, que consiste num recital que fará sua estreia mundial em outubro de 2022.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta