Home>Literatura>9 Livros Para as Eleições no Brasil

9 Livros Para as Eleições no Brasil

A Verisoft traz uma seleção de nove leituras para se preparar para o momento de eleições que acontece em outubro no Brasil

 

O Brasil adquiriu sua independência em 1889, mas foi apenas em 1993 que o país conseguiu mudar sua forma de governo, se tornando uma República Presidencialista, em que seus presidentes e governantes são escolhidos de forma democrática por meio de eleições com votos secretos, sendo um direito  para todos os cidadãos brasileiros.

Em 2022 é ano de eleição e pensando nisso, a Verisoft, por meio da plataforma Livroh, que oferece um extenso catálogo de livros, audiolivros, separou algumas indicações de leitura para deixar seus leitores preparados para este importante momento.

O Livroh  pode ser acessado por meio do celular ou tablet (Android e iOS) e também pelo computador. Além do catálogo pago com mais de 45 mil exemplares, oferece ainda 600 e-Books gratuitos em seu acervo.

1- Raça e eleição no Brasil

A relação entre raça e política, é algo pertinente desde a antiguidade em todos os locais, porém, este é o primeiro momento que os brasileiros têm ao alcance, um livro que retrata essa relação. Focando na questão racial dentro da política, principalmente no parlamentarismo, que tem predominância de homens brancos, o livro traz a questão de que metade da população brasileira se declara como pardos ou pretos, mostrando a problemática da falta de representatividade nestes locais. São mais de cinco anos de pesquisas dos autores, Luiz Augusto Campos e Carlos Machado, tentando encontrar uma resposta.

2- 25 anos de eleições presidenciais no Brasil

Com a Constituição de 1988 entrando em vigor, os brasileiros ganham o direito de votar e escolher, de maneira democrática, seus representantes no governo, formando, assim, sete eleições diretas e quatro presidentes oficialmente eleitos. Neste livro, por meio de artigos de cientistas políticos, são estudados e questionados os diferentes resultados durante todos os anos,  em que políticos de diversas linhas de pensamentos foram eleitos no país, entendendo o processo eleitoral e suas dinâmicas.

3 – Representação além das eleições

A presença da democracia não se limita apenas ao período e ao direito de escolher o representante de um país durante as eleições, mas como definir essa democracia? É a questão principal a ser retratada pela autora Debora Rezende de Almeida.

4 – Regulação das fake news nas eleições

O livro é uma dissertação de mestrado do autor, Francisco Martins de Araújo Neto, que retrata as questões de fake news no cenário político das eleições. A expectativa é de regulamentá-las e manter a privacidade, a liberdade de expressão e a democracia. A grande questão do livro é se os estudos vão conseguir ser aplicados em futuras eleições. Isso pode contribuir para minimizar a difusão de fake news neste período tão decisivo e importante de um país.

5 – Construindo o Estado democrático de direito: Governo probo, eleições justas e judiciário responsivo.

A política do Brasil teve, muitas vezes, um cenário marcado por crises. Isso fez o judiciário assumir uma posição de grande responsabilidade e poder, com assuntos de políticas públicas  sendo levados ao tribunal. Porém, isso pode demonstrar um risco à democracia com o poder passando a ser controlado por pessoas que detém conhecimentos técnicos, afetando não apenas no momento de eleições, mas nos direitos humanos de todos. São assuntos retratados por professores, doutores, mestres, advogados e pesquisadores da temática.

6 – Direito Eleitoral

O autor José Antonio dos Santos aborda temas sobre a política, demonstrando a sua importância e o direito da política eleitoral no Brasil. Como funcionam os tribunais, juízes eleitorais, candidaturas, eleitores, compra de votos, renúncia, cassação, ações de investigações e partidos eleitorais. Esses são alguns dos assuntos debatidos no livro, com a intenção de  levar a informação para os eleitores.

7 – Direito Eleitoral em mapas mentais e fluxogramas.

A política é um tema de importância pública, mas de alta complexidade. Essa obra tem a intenção de explicar assuntos ligados à política de forma simples e de rápido entendimento.

8 – LEI N. 9.504/97 – Normas das Eleições

O Texto áudio disponibilizado traz todas as informações sobre a lei que trata das normas das eleições.

9 – Direito Eleitoral

O áudio traz os principais direitos eleitorais, como o voto, a elegibilidade, sistema eleitoral no Brasil e os crimes eleitorais. Estes são alguns dos temas debatidos em áudio dirigido principalmente ao estudante e ao candidato a concursos públicos.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta