Home>Notícias>Atividades artísticas e culturais gratuitas movimentarão o interior de MG

Atividades artísticas e culturais gratuitas movimentarão o interior de MG

Uberlândia-MG 9/12/2021 –

Grupontapé, Cia. de teatro de Uberlândia-MG, pega a estrada, em dezembro, para levar o projeto Arte na Vida a municípios mineiros.

Após um longo período sem atividades presenciais, devido à pandemia de Covid-19, o Grupontapé, Cia. de teatro da cidade de Uberlândia-MG, prepara as malas para pegar a estrada, em dezembro deste ano, e na bagagem, a trupe mineira dará continuidade ao projeto “Arte na vida”. O projeto já aconteceu nas cidades de Leme-SP e Ouro Fino-MG e contou com duas Mostras de Teatro nas escolas da rede pública de ensino. Agora, retomando as ações do projeto, os destinos serão as cidades de Piracema (dias 10, 11 e 12), Desterro de Entre Rios (dias 12 e 13), Entre Rio de Minas-MG (dia 14) e Belo Vale (16), onde várias atividades artísticas e culturais serão oferecidas gratuitamente à população.

O projeto

O projeto Arte na Vida prevê a realização de um conjunto de ações artísticas e culturais, como capacitação e apresentações artísticas.

As atividades têm como objetivo proporcionar o acesso das pessoas à cultura (aos bens culturais), à formação e fruição artística com vistas à promoção do desenvolvimento humano por meio do teatro – missão do Grupontapé, cuja experiência já ultrapassa 27 anos de estrada.
Serão dois espetáculos e um seminário em cada cidade.

Seminário Arte na Vida

Uma das atividades que pretendem marcar o evento é o Seminário Arte na Vida, que faz parte da programação em todas as localidades que receberão o projeto.

O Seminário visa discutir as possibilidades que se apresentam a partir do uso de estratégias e métodos de aproveitamento da transversalidade da arte e da cultura com o objetivo de impactar positivamente na formação de valores, no desenvolvimento das competências pessoais valorizadas pelo mercado de trabalho, na melhoria da comunicação e das relações entre as pessoas, na diminuição dos índices de violência, na conservação dos espaços públicos e no desenvolvimento econômico da cidade.

Segundo o produtor cultural do Grupontapé, Rubem dos Reis, o Seminário vai apresentar o fenômeno da economia da cultura e criativa e sua potência para a geração de ocupação, renda e inovação. “Vamos usar o caso do Grupontapé como exemplo, além de entidades locais. Contaremos com pesquisadores e profissionais referência da área para expor sua visão”, explica.

Rubem dos Reis destaca ainda que qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre o fazer cultural será bem-vinda ao Seminário, que assim como todas as atividades do projeto Arte Na Vida, será gratuito. A programação do projeto contará ainda com a apresentação dos espetáculos teatrais Questão de Hábito e Balaio Popular.

Inscrições

As inscrições para participar do Seminário Arte na Vida podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/gStF8HKiPy189Son6. Ao acessá-lo, a pessoa escolherá qual das cidades pretende participar do evento.

Certificação

As atividades do projeto Arte na Vida terão emissão de certificado.

Expectativas

Os idealizadores do projeto Arte na Vida estão com as melhores expectativas em relação ao projeto.

Para a atriz do Grupontapé, diretora e choach, Katia Lou, espera-se uma troca muito rica com o público das cidades que vão receber o projeto. “Tanto nos espetáculos como na atividade formativa que é o Seminário, no qual compartilharemos nossa vivência na área da cultura com a intenção de mostrar que é possível, através desta área, ampliar competências e habilidades para alcançar o desenvolvimento humano, social e econômico. Somos um grupo do interior mineiro e temos problemas e desafios parecidos com os que vivem artistas e fazedores de cultura desses locais e essa interação será proveitosa para os dois lados”, destaca.

A atriz do Grupontapé, produtora e advogada culturalista, Kátia Bizinotto, também está otimista com o evento. “Pretendemos compartilhar a nossa experiência de grupo de teatro do interior e também dividir com os artistas e agentes culturais das cidades algumas questões que têm nos instigado a partir dos acontecimentos e mudanças que o mundo está vivenciando e que nos trazem reflexões sobre a abrangência e o impacto da arte e da cultura na vida das pessoas cada vez mais” diz.

Serviço:

O quê: Projeto Arte na Vida

Programação:

Piracema – MG

Dia 10/12/2021
Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 11 horas
Local: Centro de Convivência – Rua Otávio Pinto de Oliveira (ao lado do Poliesportivo).

Dia 11/12/2021
Seminário Arte na Vida
Horário: 09h às 16h30
Local: Centro de Convivência – Rua Otávio Pinto de Oliveira (ao lado do Poliesportivo).

Dia 12/12/2021
Espetáculo Balaio Popular
Horário: 10 horas
Local: Centro de Convivência – Rua Otávio Pinto de Oliveira (ao lado do Poliesporti

Desterro de Entre Rios – MG

Dia 12/12/2021
Espetáculo Balaio Popular
Horário: 17 horas
Local: Praça Arão Lima – Centro

Dia 13.12.2021
Seminário Arte na Vida
Horário: 14h às 17h30
Local: Salão Paroquial

Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 19 horas
Local: Salão Paroquial

Entre Rios de Minas – MG

Dia 14/12/2021
Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 09h00
Local: Centro Cultural Ministro João Ribeiro – Rua Suassuí, 103 – Centro

Seminário Arte na Vida
Horário: 13 às 16h30
Local: Câmara Municipal de Entre Rios de Minas – Av. Dr.José Gonçalves da Cunha,40

Espetáculo Balaio Popular
Horário: 18 horas
Local: Praça Senador Ribeiro – Centro

Cidade: Belo Vale – MG

Dia 16/12/2021

Seminário Arte na Vida
Horário: 13:00h às 16h00
Local: Praça da Prefeitura

Espetáculo Questão de Hábito
Horário: 16 horas
Local: Praça da Prefeitura

Espetáculo Balaio Popular
Horário: 19 horas
Local: Praça da Prefeitura

Website: http://www.mfcomunica.com.br

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta