Filho de Netuno

“Filho do relâmpago, tome cuidado no chão, Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela, E liberar a morte pela raiva de Hera.”

Quando você pensa que o Rick Riordan te surpreendeu de tal forma que agora você não se assusta com mais nada, saiba que ele ainda tem várias cartas na manga. É assim que me sinto a cada livro que leio do autor. Na semana passada finalmente li O Filho de Netuno (ed Intrínseca) e a cada capitulo ficava mais surpresa com a história criada por Riordan.

Depois de lermos as aventuras do desmemoriado Jason Grace, filho do deus romano Júpiter (também conhecido como Zeus), em um acampamento grego, no segundo livro da série Os Heróis do Olimpo encontraremos outro sem memória, nosso já conhecido Percy Jackson, filho do deus grego Poseidon (ou como diriam os romanos, Netuno). Dessa vez Riordan não estava afim de enrolação e já começa o livro botando Percy para correr (literalmente).

Para salvar sua vida Percy precisa chegar até o acampamento romano, local que foi indicado por Lupa, uma loba protetora de Roma (que iremos explicar mais para frente). O acampamento romano é bem diferente do acampamento meio-sangue, aqui temos uma versão de Roma, onde temos ruas, aquedutos, banhos e até universidade. Os semideuses podem morar lá e até seus descendentes. Isso mesmo que você ouviu, os semideuses  romanos conseguem ter uma vida longa e ter suas próprias famílias.

Isso acontece devido à política romana, que não mantém heróis lutando suas próprias batalhas, mas legiões (grupo de soldados treinados que lutam em grupo) que juntos possuem mais força e chances de ganharem suas batalhas. Os romanos sempre foram soldados organizados e muito estrategistas, por isso seu deus patrono é Marte (seu homônimo grego é Ares), o deus da guerra.

Toda essa organização já deixa Percy impressionado com o acampamento, mas ele ainda tem uma missão a seguir e uma memória para recuperar. Percy e dois jovens romanos, Hazel (filha de Plutão) e Frank, um semideus que não gostou de descobrir quem é seu pai. Os três têm quatro dias para ir até o Alasca, encontrar a prisão de Letus (ninguém menos que a morte) e desencadear a morte e retornar ao acampamento para a batalha contra o gigante Polibotes, que quer destruir o acampamento se aproveitando de que não podem morrer já que Letus está preso e Gaia detém a entrada para o outro lado.

Para ganharmos mais suspense, nossos dois heróis têm segredos importantes que temem serem descobertos e Percy teme não se lembrar de nada de sua vida e nunca encontrar Annabeth (sua única lembrança). A medida que a história avança Hazel e Frank vão descobrindo mais sobre suas vidas e seus segredos começam a ser entendidos pelo leitor.

Mas nada supera as batalhas desse livro. Encontramos um Percy Jackson mais ágil e destemido. Percy já tem um domínio do que pode fazer com a água e como utilizar isso a seu favor. A medida que Frank vai ganhando confiança, descobrimos um semideus forte e com talentos que nenhum outro possui. Já Hazel aprenderá a usar sua maldição como arma nessa aventura.

Mas o que ainda paira dúvidas é se gregos e romanos conseguirão unir forças para a batalha final sem se matarem antes. Com Filho de Netuno, agora temos o nome de seis dos sete heróis, restando somente um a ser revelado.  Essas são as duas últimas dúvidas cujas respostas nos esperam em A Marca de Atena.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

3 thoughts on “Filho de Netuno

  1. Olá!
    Confesso que sou fã do Riordan, tenho todos menos esse hahahaha mas aí vc deve estar pensando que tipo de fã é essa que não foi correndo comprar o livro do cara? Pois é acho que dei uma enjoada básica… Mas confesso que fiquei curiosa em saber mais sobre essas cartas na manga de que vc falou rsrsrsr Fazer o que neh, tem que completar a coleção rsrs
    Bjos

  2. O livro saiu em abril e só fui ler em julho. Pra mim fã é aquele que quer todos, nao necessariamente sai louco atras do livro no dia do lançamento.

Deixe uma resposta