Home>Resenhas>11 tendências para o setor tech

11 tendências para o setor tech

O setor tech vem apresentando um crescimento exponencial há muito tempo, tanto que a elevada procura por mão de obra especializada em novas tecnologias também vem aumentando de forma significativa, atribuído, principalmente, à evolução dos mercados e economias. 

Assim como as empresas buscam profissionais para atender o setor tech, os departamentos responsáveis pela TI (Tecnologia da Informação) acompanham as novas tendências do mercado. 

Os esforços digitais e tecnológicos são direcionados a processos que envolvem elementos que abrangem inovações necessárias para os negócios, entre as quais:

  • Big Data;
  • Cibersegurança;
  • IA, ou Inteligência Artificial
  • RA, ou Realidade Aumentada;
  • Robótica.
  • RV, ou Realidade Virtual.

Como o setor tech precisa de profissionais especializados, há uma demanda crescente de mão de obra serviços voltados à inovação tecnológica, exatamente para seguir as tendências que acompanham essas novidades. 

O setor tech não pode ficar parado

Como as ondas do mar, as tendências que se apresentam no setor tech não podem ficar paradas. 

A cada dia que passa, as empresas precisam acompanhar as novidades e avanços tecnológicos, surpreendendo a todo instante e, enquanto profissionais da área de TI e executivos aceitam e implementam as mudanças, o ciclo continua. 

Isso vem ocorrendo desde os anos 1990, quando a internet foi popularizada e, desde então, as tendências no setor tech são empregadas no dia a dia das empresas de medicina do trabalho clínica, por exemplo, sendo adaptadas para tornar a vida da sociedade mais fácil. 

A ascensão tecnológica vem sendo aplicada em diferentes ambientes de trabalho, assim a dependência sobre esses avanços são implacáveis para que as empresas se mantenham competitivas no mercado consumidor. 

Mesmo que ninguém possa prever o futuro, ou dizer o que acontecerá nos próximos anos, é preciso ao menor acompanhar as informações sobre o setor tech para que a TI esteja preparada ao máximo.

Assim, vale conhecer as tendências do setor tech apresentadas a seguir, e preparar terreno com antecedência, para não se perder com tantas novidades.  

      1. Tecnologia e Sustentabilidade

As mudanças ecológicas e sociais estão no cerne da questão, ou seja, sobre todas as tendências de tecnologia que podem ser apresentadas em qualquer lugar do mundo. 

Tanto o setor tech quanto a sustentabilidade estão entre as prioridades de executivos, investidores e clientes que buscam um compressor parafuso manutenção, assim como parceiros comerciais e fornecedores, sobrepondo até mesmo o lucro e receita. 

Sendo assim, os gestores devem direcionar o foco tecnológico em soluções compatíveis com ESG (Environmental, Social and Governance), isto é, critérios adotados que envolvem o setor Ambiental, Social e Governança. 

 

          2. A expansão do Metaverso

Tratado como um espaço virtual coletivo, essa tendência do setor tech tem como finalidade a criação de um mundo independente de dispositivos, e que não pertence a nenhum provedor em particular. 

Além disso, a tendência apontada para o Metaverso é de que os princípios da economia de mercado seguirá um modelo de economia virtual independente, com moedas digitais e NFT, ou tokens não fungíveis, garantindo qualquer pulverizador agrícola preço que seja necessária.

Para os próximos anos, a tendência é que grandes corporações, assim como pequenos negócios, estejam usando uma combinação de AR Cloud e WEB3, entre outras tecnologias, com projetos baseados no Metaverso.

 

    3. Sistemas de IA adaptativos

A IA (Inteligência Artificial) vem sendo empregada em determinadas ações industriais, e mesmo em empresas que prestam serviços.

Ainda assim, todo o potencial ainda não foi explorado, o que permite que as decisões no ambiente virtual possam ser mais rápidas e flexíveis, adaptando às condições de cada usuário de forma automática.

Os sistemas de IA adaptativos utilizam machine learning, o aprendizado de máquina, de forma permanente, com base em dados de usuários em tempo real, como uma empresa de galpão pré moldado que não se arrebenta com facilidade.

 

   4. Sistemas imunológicos digitais

A grande maioria das equipes responsáveis por produtos digitais são as que mais geram receita. Por esse motivo, os CIOs (Chief Information Officer), procuram por novas abordagens para aumentar a satisfação do cliente e as propostas de valor, e minimizar qualquer risco.

Um sistema imunológico digital descreve uma maneira de alcançar esse cenário com sucesso, reduzindo falhas do sistema e proporcionando a melhor experiência para o usuário.

 

    5. Observabilidade aplicada

Os dados que são observados no ambiente online refletem arquivos digitais, como chamadas de API, downloads, protocolos de segurança em site de empresa responsável pela esquadria de pvc, rastreamento, tempo de retenção e transferências de informações. 

A observabilidade aplicada melhora e agiliza a tomada de decisões de uma empresa, desde que seja aplicado um planejamento estratégico com fontes sustentáveis e robustas, e controlada por dados. 

 

   6. Gestão de confiança e segurança para IA

As empresas precisam reforçar a equipe de TI para gerenciar os riscos de IA, tendo como objetivo minimizar violações de proteção de dados, seguindo as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e evitar incidentes de segurança devido à inteligência artificial.

As equipes que gerenciam ativamente os riscos de IA, a segurança cibernética e a proteção de dados produzem mais projetos que reforçam a gestão de confiança e a proteção como um todo.

Vale reforçar que IA e machine learning têm despontado como duas tendências das mais populares no setor tech. 

A inteligência artificial, como todos os aplicativos possíveis de uma consultoria em saúde ocupacional, capturam quase todos os setores e negócios ao automatizar diferentes processos de trabalho. 

A implementação da IA livre de códigos, além da introdução de métodos de interface de arrastar e soltar vêm ajudando empresas e desenvolvedores Web a criar serviços mais confiáveis e proeminentes, 

Com o machine learning sendo empregada como um subconjunto da IA, isso garante que as empresas possam encontrar oportunidades futuras dentro do setor tech, desde que contem com profissionais capacitados e conhecimento técnico aplicado. 

 

   7. Plataformas de nuvem da indústria

A combinação de SaaS (Software as a Service) com plataformas de cloud computing, ou computação na nuvem, também inclui o PaaS (Plataform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). 

Tudo para oferecer suporte a aplicativos de negócios específicos, como empresas que vendem manutenção mecânica industrial compatível com o mercado competitivo.

Dessa forma, as empresas podem recorrer a funções como uma base central para iniciativas de negócios digitais diferenciados.

 

   8. Engenharia de plataforma

Os portais de desenvolvimento de software também abrem espaço no setor tech, tendo como objetivo construir e operar plataformas internas de autoatendimento para entrega de sistemas digitais e gerenciamento do ciclo de vida, a fim de otimizar a DX (Experiência do desenvolvedor). 

 

   9. Tecnologia wireless

Mesmo sendo uma tecnologia apresentada ainda na primeira década do século XXI, o wireless, ou tecnologia sem fio, obriga as empresas a recorrer a soluções específicas de aplicativos. 

Isso inclui serviços para dispositivos móveis, redes de rádio de baixa potência, Wi-Fi nos escritórios, incluindo a expansão do 5G para facilitar a manutenção de máquinas industriais realizada por empresas especializadas.

Além de uma conectividade pura, as redes oferecem várias opções adicionais, com a ajuda de funções de análises integradas que permitem mais tecnologia wireless simultânea em aspectos específicos que sobrepõem o que está à disposição até então.

 

    10. Avanço na Web 3 e computação quântica

A web vem evoluindo continuamente, e a Web 3 é a terceira geração, sendo um dos pontos mais significativos nos próximos anos no setor tech.

Os navegadores baseados na tecnologia Web 3 estão preocupados com aplicativos descentralizados na tecnologia, que levam à computação quântica. 

A computação quântica merece uma explicação mais abrangente, pois implica em detecção de fraudes, instituições financeiras e bancos, entre outros campos de atuação. 

Esse novo modelo oferece diversas vantagens, entre as quais emaranhamento e superposição quântica em dispositivos de computador. 

Na realidade, a computação quântica usa o princípio da mecânica quÂntica, que é capaz de acelerar a velocidade dos computadores, deixando infinitamente mais rápidos do que os equipamentos tradicionais disponíveis. 

 

    11. Blockchain e criptomoedas

Por falar em finanças, as fintechs, blockchains e criptomoedas fazem parte das novas tendências, sendo que muitas empresas oferecem produtos e serviços descentralizados aos clientes. 

Os NFTs serão um recurso útil para os blockchains e, consequentemente, para as criptomoedas, sendo uma tecnologia virtual que já vem revolucionando os setores financeiros e investimentos futuros. 

 

Conclusão

As empresas devem empoderar o setor tech corporativo, de qualquer maneira, para acompanhar os modelos inovadores que servem para a otimização dos negócios.

A implementação de uma transformação digital completa é importante a todo custo, pois as tendências tecnológicas não param de surgir, e assim vai continuar por um longo tempo, sem horizonte definido ou um patamar que se possa alcançar, mesmo a longo prazo. 

As soluções tecnológicas fazem parte de todos os tipos de negócios, e é preciso adaptar as tendências de acordo com o setor tech da própria empresa e, enfim, se manter competitiva e atuante em uma mercado consumidor que também acompanha todas as novidades. 

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta