Home>Política e Sociedade>O que é Balança Comercial?

O que é Balança Comercial?

Muitas pessoas ouvem falar sobre a balança comercial, mas não sabem do que realmente se trata. Bom, nesse artigo iremos explicar melhor sobre ela e a importância da mesma para o comércio exterior. Confira!

 

O que é a Balança Comercial?

A balança comercial é a união das contas de exportação e importação do país, sendo um indicador econômico muito importante, responsável por representar a situação da região analisada. Esse indicador é tão importante quanto o PIB, por exemplo.

O saldo dessa balança é resultado da diferença entre as importações e as importações. Ele é considerado positivo quando se tem valores de exportações maiores que as importações, existindo então um superávit.

Quando o valor da balança comercial é negativo, ou seja, quando os valores de importação são maiores que os da exportação, falamos que acontece um déficit.

Além disso, existe também a situação de equilíbrio comercial, que é quando essas operações se equiparam com os valores operacionalizados entre as importações e as exportações.

 

Por que ela é importante para o país?

A balança comercial é muito importante para o comércio exterior do país, pois é através dela que é sinalizada a condição de comércio que esse país se encontra. Ou seja, se as operações positivas ou negativas foram feitas ou se ainda se houve um equilíbrio nesse aspecto.

Vale ressaltar que o sal é considerado positivo quando se tem valores de exportações maiores que o de importações. Já nos casos onde os valores de importações são maiores que os de exportações, se considera um déficit.

 

Taxa de Câmbio

O câmbio usado em operações de importação e exportação, possuem uma influência nos valores conclusivos de cada um dessas operações. O câmbio é nada mais nada menos uqe a troca de uma moeda de determinado país, que resultará em uma quantidade específica de moeda de outro país.

Ou seja, é a quantidade de dólares necessária para conseguir comprar o euro, por exemplo. Atualmente existem 3 formatos de câmbio no nosso país que influenciam diretamente nas negociações, sendo elas de importação e exportação.

 

O que é exportação?

Exportação significa efeito e ação de exportar algo, que é quando se ocorre a venda de produtos e mercadorias para fora do país produtor.

A exportação se refere ao tráfego de mercadorias e serviços que saem de um país produtor para outro receptor. Os formatos de como fazer essas exportações são realizados pelas leis dos países emissores, que é o que exporta.

 

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)

O NPI, ou Novo Processo de Importação, é um projeto do Governo Federal para reestruturação, desburocratização e simplificação das importações nacionais. O Siscomex é uma das ferramentas do NPI, no qual possuímos uma reestruturação dos documentos eletrônicos, como a DUIMP. LPCO, Catálogo dos Produtos e outros.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta