Home>noticias-corporativas>Planejamento financeiro é essencial para compra de imóveis

Planejamento financeiro é essencial para compra de imóveis

10/5/2021 –

Controlar os gastos ao cuidar do orçamento doméstico é um dos pontos para que o comprador consiga dar início ao processo de obter a casa própria. Listar os gastos, por si só, é insuficiente para criar o hábito de planejar. A prática do orçamento doméstico requer treino.

Uma das principais coisas a se ter ao planejar a compra de um imóvel é inteligência financeira. Controlar os gastos, planejar as despesas, ter em vista se uma reforma será necessária e obter uma verba para manutenção, por exemplo, são pontos que ajudam a passar por um processo de compra mais tranquilo.

Controlar os gastos ao cuidar do orçamento doméstico é um dos pontos para que o comprador consiga dar início ao processo de obter a casa própria. Listar os gastos, por si só, é insuficiente para criar o hábito de planejar. A prática do orçamento doméstico requer treino.

Criar disciplina para anotar, ou guardar, diariamente os comprovantes de gastos; reunir gastos em uma planilha para ter uma clara noção do padrão de consumo; fazer comparativo de evolução do padrão de consumo de tempos em tempos; eleger o essencial; dar início a alterações necessárias no padrão de consumo devem ser estipuladas para atingir as metas do planejamento; policiar prioridades para garantir que sejam praticadas; estimar consequências anuais, como um patrimônio ou uma poupança e simular situações extremas, como perda da renda ou recebimento de um grande valor em dinheiro, são iniciativas fundamentais que demandam comprometimento de quem que quer comprar um imóvel sem maiores complicações.

Também, manter-se atento às oscilações do mercado, que dependem do cenário econômico do país, é um ponto a ser considerado. Uma taxa Selic mais baixa, por exemplo, tende a influenciar positivamente a compra do tão sonhado imóvel próprio. No dia 05 de maio a taxa Selic ficou definida em 3,50% ao ano, o maior patamar registrado pelo COPOM desde maio do ano passado, quando a Selic estava em 3,75% ao ano, segundo o UOL.

Além disso, a organização do orçamento doméstico também é algo a se atentar. Na prática, é um controle de todo o dinheiro ganho e de tudo o que é gasto. Algumas das recomendações abaixo sobre a organização de orçamento doméstico foram retiradas do e-book Compra de Imóveis.

– Antes de começar o mês, estudar o orçamento mensal anterior e ver quais gastos podem mudar ou reduzir, estabelecendo metas objetivas por escrito para se comprometer ainda mais é fundamental.

– Criar o hábito de reservar uma verba para imprevistos, estimando cerca de 5% do valor das despesas mensais. O critério para os gastos imprevisíveis é usar a média de gastos extras não planejados dos últimos três meses.

– Programar pagamentos em débito automático ajuda a poupar tempo e evitar atrasos. Cadastrar em débito automático os pagamentos devidos a instituições confiáveis e que não tenham grande número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor por cobranças indevidas.

– A maioria dos contribuintes deixa para pensar em cobranças, como tributos e gastos anuais, depois que o boleto chega. Prestar atenção ao IPTU e IPVA é indispensável, pagar à vista é sempre recomendado. Além dos bons descontos, é uma oportunidade de eliminar mais um parcelamento do orçamento dos primeiros meses do ano.

Tendo em vista todos os detalhes que precisam de atenção no processo de escolha de um imóvel, a Foxter Cia. Imobiliária preparou um e-Book completo (https://conteudos.foxterciaimobiliaria.com.br/compra_de_imoveis) com mais informações e dicas que poderão ajudar o comprador a fazer um negócio com mais preparo.

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 – Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, o internauta pode também conferir estes links úteis da Foxter.

Website: https://www.foxterciaimobiliaria.com.br/

Deixe uma resposta