O analista de investimentos Rodrigo Cohen, personalidade reconhecida no mercado financeiro e eleito o mais influente do Brasil pela Anbima em 2021, lança no mês de março o livro A vida não tem simulador, pela editora Luz da Serra. O exemplar traz aprendizados de Cohen ao longo de sua carreira pelo day trade, modalidade de compra e venda de ações em um único dia, e como sua vida foi transformada desde que começou a operar na Bolsa de Valores.
Em um momento em que muito se fala sobre fazer o que se gosta, ele, ao mesmo tempo que fala sobre o assunto, mostra como a vida é parecida com um trade: imprevisível e cheia de altos e baixos, uma montanha-russa que pode tirar qualquer um que não estiver centrado do eixo.
Ao longo das páginas do livro, o investidor e educador financeiro, mais que apresentar as técnicas de bons negócios, afirma que é necessário aprofundar-se no assunto e entender os motivos que levam a se interessar pela busca de monetização com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.
“Eu até posso te ensinar todas as técnicas que aprendi, mas se eu não te fizer entender que aí no fundo da sua alma alguma coisa precisa ser sacudida para acordar um gigante adormecido e perceber o quanto você está disposto a jogar e por quem está disposto a lutar, nenhuma técnica funcionará” enfatiza Cohen.
A obra
Dividido em 14 capítulos, Rodrigo conta bem mais do que sua trajetória profissional. Ele traz também explicações aprofundadas sobre o mundo dos investimentos, além de uma pitada de superação e garra que vem desde sua infância, quando relata a perda de seu irmão mais velho em um acidente de carro, quando ainda era um adolescente. Ele também relata o susto ao receber o diagnóstico de um sopro no coração, que aumentou sua preocupação com a própria vida, já que era casado, com dois filhos pequenos e contas a pagar. Então, Cohen cita que encontrou em um livro, que citava a força de emuná (a fé pura e inabalável), o que precisava para seguir em frente.
Cohen também relata experiências ruins na bolsa como perdas que vieram por excesso de confiança, vontade de quebrar a meta e entusiasmo. E é citando experiências como essa que ele destaca a importância de estar preparado para adversidades, afinal poucas pessoas conseguem ter sangue frio nessas horas. O bom investidor deve estar preparado para os momentos de ganhos, mas principalmente para os de perdas.
Para Rabino Rony Gurwicz, fundador do projeto Contraste, Rodrigo Cohen, é uma daquelas pessoas que consegue unir, em perfeita harmonia, o sucesso financeiro com os valores espirituais. Já para Charles Wicz, Economista Sincero – eleito por dois anos seguidos como o influencer número 1 do mercado financeiro, Rodrigo conseguiu juntar de forma extraordinária o conhecimento técnico e inteligência emocional, sendo um dos poucos que conseguiu sobreviver em um mercado extremamente difícil.
O livro é uma parceria com a editora Luz da Serra e estará nas livrarias a partir do mês de março.