Home>Notícias Corporativas>Política e casamento: o que dizem os noivos sobre o tema

Política e casamento: o que dizem os noivos sobre o tema

Oito de cada dez brasileiros consultados pela marketplace Casamentos.com.br que irão se casar com alguém com quem compartilha as mesmas posições políticas. É o que mostra pesquisa feita entre os meses de abril e maio deste ano pela empresa com 2 mil pessoas que estão organizando o casamento pela plataforma e que irão se casar até dezembro de 2024.  A pesquisa foi respondida, em sua maioria, por mulheres (80%) entre 25 a 40 anos (79%).

Os dados também mostram que 15% dos entrevistados irão se casar com uma pessoa com uma posição política diferente da sua. O restante (5%) não soube responder. O resultado sugere que a política pode ser um problema entre os casais brasileiros e que compartilhar as mesmas ideias sobre a política nacional é um quesito importante para a formação de novas famílias, mas não necessariamente fundamental. Cinco de cada dez entrevistados consideram que as diferenças de posicionamentos políticos não é motivo para afetar a relação, já que o casal é formado por pessoas independentes. 

“O estudo mostra que o tema política faz parte dos temas conversados e negociados pelo casal. É curioso notar que para a maioria a posição política de cada um não deve ser determinante para a continuidade do relacionamento, mas ainda assim, a maior parte prefere se relacionar com alguém que tenha uma visão política similar à sua”, pontua Juliana Gallo, diretora de vendas de Casamentos.com.br. 

O estudo mostrou ainda que dois em cada dez entrevistados considera ser impossível o casal ser formado por pessoas com visões diferentes sobre a política, o que inviabilizaria projetos comuns. Para outros 9%, não é relevante quais são as ideias políticas do parceiro ou parceira para formar uma família ou ter um projeto comum; outros 9% disseram que são apolíticos e, por isso, não acreditam que o assunto política seja importante para a relação; 4% dizem não ter ideia de quais são as ideias política e opções de voto do seu futuro esposo ou esposa, 1% diz que irá se casar com alguém com posições políticas totalmente opostas a sua, e que isso se tornou um problema para o relacionamento. E, finalmente, 7% indicaram outros motivos como a similaridade de posições políticas ser fator que auxilia na tomada de decisões do casamento.

Panorama brasileiro é similar ao contexto internacional 

A mesma pesquisa foi realizada com casais da Espanha, Itália, França e México pelas respectivas marcas Bodas.net, Matrimonio.com, Marieges.net e Bodas.com.mx – plataformas irmãs de Casamentos.com.br nesses países. Espanhóis e mexicanos são parecidos com os brasileiros quando o assunto é se casar com alguém com posição política igual à sua: no México, o número de pessoas que irão se casar com alguém com a mesma posição política é de 80% e, na Espanha, o percentual chegou a 77%.

Já italianos e franceses registram as mesmas porcentagens, um pouco mais baixas: 67% irão casar com alguém com quem compartilham a mesma posição política. 

Apesar de buscarem se casar com parceiros com quem compartilham a visão de mundo, os nubentes dessas nacionalidades, assim como os brasileiros, afirmam que as diferenças no campo da política não deveriam afetar o relacionamento do casal, sendo essa resposta de um a cada quatro espanhóis, italianos e franceses. Já os mexicanos são mais otimistas: 67% acredita que as diferenças de valores e posições do espectro político não devem influenciar na relação.

Sobre Casamentos.com.br: Portal nupcial faz parte do grupo The Knot Worldwide, cujo objetivo é ajudar noivos a organizar o dia mais feliz das suas vidas. Com presença internacional, o grupo criou uma comunidade nupcial e o maior mercado online de casamentos a nível mundial. Dispõe de uma base de dados detalhada com mais de 700.000 profissionais do setor nupcial e oferece aos casais ferramentas para preparar a sua lista de convidados, administrar o orçamento, encontrar fornecedores, etc. The Knot WorldWide opera em 16 países através de diferentes domínios como Casamentos.com.br, Bodas.net, WeddingWire.com, TheKnot.com, Matrimonio.com, Mariages.net, Casamentos.pt, Bodas.com.mx, Matrimonio.com.co, Matrimonios.cl, Casamientos.com.ar, Matrimonio.com.pe, Hitched.co.uk, Hitched.ie, Casamiento.com.uy, WeddingWire.ca e WeddingWire.in.

Para mais informações:
Aline Scarso
Executiva de Comunicação
ascarso@casamentos.com.br
www.casamentos.com.br