Home>Notícias Corporativas>Imigração japonesa no Brasil completa 114 anos

Imigração japonesa no Brasil completa 114 anos

Os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados no dia 18 de junho deste ano, tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses a bordo. A partir daí, acordos entre os dois países foram assinados para viabilizar a vinda de mais de 3 mil japoneses ao Brasil. Em 1914, o número de trabalhadores japoneses em São Paulo já estava em torno de 10 mil pessoas. Segundo o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, estima-se que entre 1908 e 1941 cerca de 188 mil japoneses tenham imigrado para o Brasil; e entre 1925 e 1935, foram 135 mil imigrantes. Atualmente, o Brasil é reconhecido como a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão (cerca de 2 milhões de pessoas).

Símbolos do elo entre Japão e Brasil, festivais e centros culturais nipônicos se estabeleceram como marcos da relação entre ambas as culturas, principalmente na cidade de São Paulo, e recebem milhares de visitantes, sendo eles descendentes de japoneses ou não.

Uma delas é a Japan House São Paulo, instituição dedicada a mostrar diferentes vertentes do Japão contemporâneo e da cultura japonesa como um todo, por meio de exposições, workshops, atividades e conteúdos disponíveis em suas redes sociais. No mês de junho, a instituição sediada na Avenida Paulista comemora o aniversário da imigração japonesa com a exposição Kumihimo, a arte do trançado japonês com seda, por Domyo, que aborda a tradicional técnica japonesa de confecção de cordões de seda, sua transformação ao longo do tempo e as possibilidades de seu uso para o futuro, a partir de três instalações, mais de 30 reproduções de peças de kumihimo históricas, ferramentas utilizadas pelos artesãos e vídeos que contam com recursos de acessibilidade. A mostra se baseia no trabalho realizado pela empresa familiar de Tóquio, Domyo, que há mais de dez gerações produz estes cordões feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia. O público pode visitar a exposição no segundo andar da Japan House São Paulo gratuitamente até 28 de agosto.

Ainda no clima das comemorações, o Festival do Japão, um dos maiores festivais anuais da cultura nipônica, representando as 47 províncias que compõem o Japão, chega a sua 23ª edição entre os dias 15 e 17 de julho, no São Paulo Expo. Nos três dias de evento, são realizados shows, exposições, apresentação de danças típicas e de artes marciais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações. Além da programação, o festival também conta com estandes de culinária típica regional das províncias japonesas e com o Akiba Cosplay Summit, evento que reúne cosplayers de todo o Brasil.

Outra festividade anual ligada aos costumes japoneses é o Tanabata Matsuri, também conhecido como Festival das Estrelas, que será realizado no Bairro da Liberdade nos dias 9 e 10 de julho, com programação cultural gratuita, das 10h30 às 18h, além de gastronomia típica. O evento tem origem na lenda sobre o amor da princesa Orihime e do pastor Hikoboshi, destinados a atenderem todos os pedidos vindos da Terra para poderem atravessar a Via Láctea e se reencontrarem uma vez por ano. Na história, o casal é representado pelas estrelas Vega e Altair, localizadas nos extremos opostos da Via Láctea e podem ser vistas juntas uma vez no ano.

Durante o Tanabata Matsuri, o costume é escrever os desejos nos tanzaku (pequenas tiras de papel colorido), pendurá-los em ramos de bambu e, ao final da festa, queimar os papéis para que os desejos cheguem ao céu, e possam ser atendidos. Celebrado desde meados do século XVII no Japão, o primeiro Tanabata Matsuri brasileiro foi realizado no Paraná, em 1978, mas logo o costume ganhou terreno no país e hoje é realizado em várias cidades brasileiras.

Serviço:
Exposição Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, por Domyo
Período: até 28 de agosto de 2022
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, Bela Vista (São Paulo, SP)
Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br
A exposição conta com recursos de acessibilidade

43º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
Datas: 9 e 10 de julho de 2022
Horário: 10h às 18h
Local: Praça da Liberdade, s/n, Liberdade (São Paulo, SP)

23º Festival do Japão
Datas: 15 a 17 de julho de 2022
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 (São Paulo, SP)
Horários: sexta (15/7), das 11h às 21h, sábado (16/7), das 9h às 21h e domingo (17/7), das 9h às 18h
Ingressos: www.guicheweb.com.br/festivaldojapao
Site: https://www.festivaldojapao.com/