Home>noticias-corporativas>Cresce cada vez mais no mercado odontológico a procura por tratamentos e transformações dentárias estéticas com proposta de sorrisos bonitos e saudáveis

Cresce cada vez mais no mercado odontológico a procura por tratamentos e transformações dentárias estéticas com proposta de sorrisos bonitos e saudáveis

São Paulo, SP 20/5/2021 – O interesse pelo tratamento estético com lentes de contato e facetas em resina cresceu numa porcentagem bem significativa nas clínicas odontológicas

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é considerado uma das grandes referências globais no mercado dentário e está entre os líderes no ranking mundial

O mercado odontológico mundial está em constante ascensão e deve movimentar cerca de US$ 35,7 bilhões até o ano de 2023, representando um crescimento médio anual de 5,59% desde 2018, de acordo com o levantamento da companhia irlandesa Research and Markets. Conforme o relatório, a alta se deve pela procura por cuidados de higiene bucal, aos avanços tecnológicos da indústria e à crescente busca por procedimentos estéticos dentários.

Os brasileiros sempre foram reconhecidos pela beleza, por possuir corpos maravilhosos e bem definidos, mas nos últimos anos as pessoas não estão apenas preocupadas em cuidar só do corpo, agora também buscam incrementar a beleza do sorriso, com dentes belos e perfeitos, informa Lidiane Fumiko Takeda, cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal de Goiás, com pós-graduação em Odontologia Estética pela EAP- Goiás.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 12 milhões de brasileiros frequentam a cadeira do dentista em busca de uma maior qualidade de vida e uma melhor autoestima.

“A procura por um sorriso perfeito começou com o clareamento dental, uma forma de tornar os dentes dos pacientes mais brancos e atrativos, modificando a aparência dos dentes amarelados que não exaltavam o sorriso. Com o tempo, os pacientes passaram a perceber que os dentes somente brancos não eram dentes perfeitos, então começaram a querer um tamanho, forma e alinhamento melhores, pois os dentes contavam muito para a harmonização ideal do sorriso”, relata Lidiane.

Conforme a especialista, com os avanços da tecnologia no setor odontológico foram surgindo outros meios de tornar o sorriso mais aprazível. E a partir disso, muitos famosos passaram a adotar os procedimentos. “Foi daí que o interesse pelo tratamento estético com lentes de contato e facetas em resina cresceu numa porcentagem bem significativa nas clínicas odontológicas”, declara Takeda, que possui cursos de Incisivo Central: anatomia, cor e reconstrução direta de um dente escurecido, Morfologia dentária: forma, cor e segredos, Restaurando com Estética, Excelência e Simplicidade, Odontologia Estética: novos materiais e técnicas, Criando Sorrisos Harmônicos: do clareamento ao compósito e resinas cerâmicas, Odontologia Estética: uma visão de futuro e Clareamento Dentário.

A cirurgiã dentista também esclarece que os tratamentos dentários estéticos visam trazer um sorriso mais harmônico, com dentes mais alinhados, com formas bem sutis e tamanhos atraentes. E que para isso, as lentes de contato podem ser trabalhadas e moldadas para adquirir um sorriso desejado.

“Para o desenvolvimento do tratamento, analisamos todos os aspectos dental do paciente, desde a arcaria dental (forma, tamanho, alinhamento) até a parte facial (formato do rosto e a abertura do sorriso). Com o conjunto dessas análises, conseguimos planejar um tratamento ideal a cada paciente”, explica a profissional, com experiência em odontologia estética (transformação estética dos dentes com lentes de contato, facetas em resina e clareamento) e com ortodontia (tratamento com aparelhos fixos e móveis, para alinhamento e correção da oclusão dentária).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas no mundo. Entre 2014 e 2017, a busca por procedimentos estéticos na área triplicou e o setor passou a oferecer serviços mais completos e inovadores, não apenas com viés estético, mas também em busca de conforto e saúde, e atualmente esse índice não para mais de subir, ultrapassando as expectativas.

“Com os novos tipos de materiais disponíveis no mercado, e novas técnicas desenvolvidas para a instalação das lentes de contato, em certos casos não é necessário um desgaste excessivo da estrutura do dente, contamos agora com um preparo muito menos invasivos, preservando bem a dentição. Com isso, o mercado odontológico passou a atrair ainda mais pacientes, que antes eram receosos ao tratamento dentário estético”, finaliza Lidiane Fumiko Takeda.

Deixe uma resposta