Home>noticias-corporativas>Fatos do Dia da Terra: por que ele é comemorado em 22 de abril?

Fatos do Dia da Terra: por que ele é comemorado em 22 de abril?

São Paulo 27/4/2021 – Este movimento cidadão nasceu há 50 anos e em 2021 continua seu apelo: devemos nos unir para promover a ação ambiental de que nosso planeta necessita.

Em 1970, cerca de 20 milhões de pessoas participaram da primeira celebração do Dia da Terra

Nos últimos anos, a humanidade registrou muitas catástrofes ambientais: incêndios na Austrália, na Amazônia e nos Estados Unidos, altas temperaturas, secas, derramamentos de óleo ou outros produtos químicos em mares e rios, entre outros desastres. Além desses danos ao meio ambiente, a pandemia Covid-19 tem enfatizado os problemas que existem no ecossistema, desde as mudanças climáticas, os danos causados ​​pelo homem na natureza, o desmatamento, o comércio ilegal de espécies silvestres e outras atividades estão ligadas à transmissão de doenças infecciosas de animais para humanos, como é o caso do SARS-CoV-2.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os humanos registram uma nova doença infecciosa a cada quatro meses; dessas doenças, 75% vêm de animais. Portanto, é importante promover a proteção do meio ambiente, dos animais e dos ecossistemas, pois é a única forma de salvar o planeta.

Por que o Dia da Terra é comemorado em 22 de abril?

Segundo a Enciclopédia Britânica, o Dia da Terra, também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra, é comemorado no dia 22 de abril ou no dia que ocorre o equinócio primaveril. O portal Earthday.org destaca que este ano, o Dia da Terra será comemorado de 20 a 23 de abril de 2021.

Este movimento cidadão nasceu há 50 anos e em 2021 continua seu apelo: devemos nos unir para promover a ação ambiental de que nosso planeta necessita.

O que é o Dia da Terra?

Esta data é a oportunidade perfeita para informar a população sobre os danos ao meio ambiente e a importância da preservação do ecossistema, pois é fundamental para conter as mudanças climáticas e a destruição do meio ambiente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente observa que a primeira vez que o Dia da Terra foi comemorado foi em 1970, quando cerca de 20 milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o derramamento de óleo, poluição e contaminação dos rios. Em 2009, as Nações Unidas declararam que o Dia Internacional da Mãe Terra será comemorado no dia 22 de abril de cada ano.

Para Daniel Maximilian da Costa, principal executivo do Latin American Quality Institute: “outro dia memorável para a humanidade e para o meio ambiente foi o dia da adoção do Acordo de Paris, em 22 de abril de 2016. Este acordo tem sido de grande importância, pois os países se comprometeram a limitar o aumento na temperatura global para menos de 2 ° C acima dos níveis pré-industriais e para fortalecer as capacidades para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas”.

Quem promoveu a criação do Dia da Terra?

O movimento pelo meio ambiente foi impulsionado principalmente pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que buscou criar uma celebração do meio ambiente na década de 1960. Do Congresso, o também ativista promoveu uma legislação para proteger a Trilha dos Apalaches e proibir o uso do agrotóxico DDT.

Nelson e sua equipe lançaram uma campanha para divulgar informações sobre danos ambientais e promover sua agenda. Com a ajuda de um grupo de estudantes, Nelson organizou o primeiro Dia da Terra, que foi comemorado em 22 de abril de 1970, um dia para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Dois grandes protestos ocorreram nos Estados Unidos em 1970: cerca de 10.000 se reuniram em Washington, DC, enquanto uma grande multidão participava de um evento em Nova York. Nos Estados Unidos, 20 milhões de pessoas participaram, a maioria estudantes. Esse evento foi essencial para a aprovação de leis que protegiam o meio ambiente nos Estados Unidos, como o Clean Air Act (1970) e o Endangered Species Act (1973).

Em 1990, Denis Hayes, que colaborou com Gaylord Nelson em 1970, organizou o primeiro Dia Mundial da Terra em 1990, que foi apoiado por 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Como comemorar o Dia da Terra?

De acordo com o Latin American Quality Institute, estas são algumas pequenas recomendações, mas de grande impacto, para comemorar o Dia da Terra em 22 de abril:

  1. Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras de energia.
  2. Desconectar os componentes eletrônicos e consumir menos eletricidade.
  3. Ensinar meninas e meninos para apreciar e cuidar da natureza.
  4. Refletir sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente.
  5. Evitar o consumo de carnes, alimentos processados ​​e considerar uma dieta vegetariana.

Website: http://www.laqi.org

Deixe uma resposta