Em uma pesquisa recente publicada no site de viagens Guia Viajar Melhor, 300 turistas responderam quais eram os melhores destinos do Brasil na opinião deles. A pesquisa, feita no grupo de viagens da marca, tinha como objetivo entender a preferência de pessoas que viajam com frequência. Entre as respostas, a Região Nordeste ocupou quatro dos cinco destinos mais escolhidos pela audiência que participou da pesquisa.
O lugar mais indicado para viajar foi a cidade de Maceió, capital de Alagoas, ficando em primeiro lugar no ranking com 27 dos 300 votos. Em segundo lugar, com a diferença de apenas um voto, a cidade de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul foi citada 26 vezes. Seguida por Porto de Galinhas (PE), com 24 votos, Natal (RN) com 22 votos e Maragogi (AL) com 19 votos.
Entre os destinos mais escolhidos estão Arraial do Cabo (RJ), na sexta posição, seguido pelos Lençóis Maranhenses (MA), que ficou na 7ª posição. O lugar já havia sido indicado em outras matérias, quando foi eleito pelo jornal The News York Times como um dos 52 destinos para se visitar em 2023. A publicação ressaltou a deslumbrante paisagem composta por dunas brancas e piscinas naturais, e sugeriu a experiência de sobrevoar a área de helicóptero, para ficar ‘hipnotizado por sua imensidão’.
Na oitava posição, duas ilhas empataram com 15 votos cada, sendo Morro de São Paulo, na Bahia, e a Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro. Na sequência, um outro empate entre as Cataratas do Iguaçu e Curitiba, ambas localizadas no Estado do Paraná, com 14 votos cada.
O ranking segue com a vila de Jericoacoara, no Ceará, recebendo 13 votos e ocupando a décima posição. Já a cidade do Rio de Janeiro ficou na 11ª posição, enquanto o balneário turístico de Bonito (MS) foi citado por 11 pessoas, ocupando o 12ª lugar. A lista também apresenta destinos como Salvador (BA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Jalapão (TO), Porto Seguro (BA), Balneário Camboriú (SC) e João Pessoa (PB).
Brasil como destino turístico dos estrangeiros
Um outro estudo recente mostrou que o Brasil foi o país escolhido por milhões de turistas do exterior. O relatório feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo, indica que somente no primeiro trimestre de 2023, o Brasil recebeu mais de 2,3 milhões de turistas estrangeiros.
A marca registrou um número superior ao primeiro trimestre de 2020 e de 2019. A quantidade é positiva mesmo no comparativo ao período antes da pandemia. No primeiro trimestre de 2019 foram registrados 1,9 milhão de visitantes de outros países.