Home>Notícias Corporativas>ArtePraia lança edital para a 5ª edição

ArtePraia lança edital para a 5ª edição

O projeto ArtePraia lançou, nesta sexta-feira (19), o edital da sua 5ª edição, que será sediada em Fortaleza, nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos residentes em qualquer lugar do país. Ao todo, serão selecionadas nove propostas, sendo dois artistas obrigatoriamente locais, além de um convidado, totalizando 10 artistas participantes. Eles farão intervenções de arte contemporânea na Praia do Poço da Draga, Praia dos Crush, Praia do Mucuripe, Praia do Futuro e Sabiaguaba. As inscrições serão feitas somente por meio do site www.artepraia.com. Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 1º de agosto. 

Um dos objetivos do projeto é ultrapassar os lugares legitimados do fazer e apreciar arte como museus e galerias, promovendo intervenções artísticas em um dos espaços mais democráticos brasileiros: as praias urbanas. A lógica é mostrar que a arte pode ser uma experiência, uma vivência e não um bem a ser adquirido. 

Na praia, as pessoas poderão ter aproximações da arte como momentos inesperados, quase incidentais. Às vezes, é do encontro que se começa a vontade do jogo. No olhar, no estranhamento e na proposição do artista e com o artista. Pequenas transgressões elaboradas pelas intervenções artísticas podem ser retomadas de espanto, afirma Gustavo Wanderley, curador do Projeto ArtePraia.

O edital delimita alguns critérios, dentre eles é que a proposta de trabalho artístico deve ser efêmera, por proposição de situação ou intervenção temporal, e não deve deixar qualquer resquício no ambiente em que for instalada/executada. Está também entre as regras que, no caso de utilização de materiais, estes devem ser biodegradáveis ou recicláveis e, sob nenhuma hipótese, podem degradar o meio ambiente. 

Inclusive, a escolha do mês para a realização do projeto não foi à toa. No terceiro sábado de setembro, a sociedade civil de 180 países e milhões de pessoas em todo planeta se unem em torno do Dia Mundial de Limpeza de Praia. 

“O Grupo Marquise já investe em ações de inteligência social e prioriza projetos como foco a democratização da cultura. O ArtePraia é uma maneira acessível de levar as pessoas a esse contato com as artes visuais e plásticas. O projeto por si só já está em consonância com o que acreditamos”, destaca Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise, patrocinadora do projeto.

O ArtePraia já atingiu – em todas as edições anteriores – mais de 60 mil pessoas diretamente e teve 335 propostas inscritas nos editais. O projeto é uma realização da Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal; conta com os patrocínios da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Ecofor Ambiental.