Home>Notícias Corporativas>Mostras de Animações do projeto Verso Animado serão realizadas neste mês

Mostras de Animações do projeto Verso Animado serão realizadas neste mês

Depois de meses de oficina e muito trabalho, as crianças da periferia de Uberlândia-MG, que fizeram parte das primeiras turmas do projeto Verso Animado, terão a oportunidade de apresentar ao público os trabalhos que desenvolveram nas oficinas de animação por meio de duas técnicas: desenho animado e stopmotion fotográfico. As mostras serão realizadas de forma gratuita nos dias 22, 23 e 24 de maio, na Escola Estadual Professor Inácio Castilho, às 13h30, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, às 19 horas, e na Escola Estadual Jacy de Assis, às 13h30, respectivamente. Os vídeos também estarão disponíveis na internet, por meio do canal Projeto Verso Animado, no YouTube.

Para essas primeiras mostras, foram criados 06 videoclipes de animações 2D (Quadro a Quadro) e que tiveram como trilha sonora canções do álbum Dedo de Verso, produzido em 2021, por meio de um projeto do artista Enzo Banzo com crianças. As composições do álbum abordaram, em sua maioria, sobre a pandemia, o olhar das crianças sobre o distanciamento da escola e dos amigos, o que fez com que os meninos do Verso Animado se reconhecessem na obra e se divertissem criando as animações.

A aluna Rebeka Ferreira Silva, 9 anos, moradora no bairro Chácaras Tubalina de Uberlândia-MG, não vê a hora de mostrar o trabalho que desenvolveu, em parceria com outros colegas. “Vai ser muito divertido essa mostra. Espero muito que as pessoas gostem”, disse.

O projeto

A proposta do Verso Animado, que conta com o patrocínio do Instituto Algar e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, surgiu com o intuito de dar continuidade ao percurso da proponente Aline Miguel no campo da arte-educação em audiovisual, envolvendo novos participantes, ao mesmo tempo em que dialoga com produções de outros projetos desenvolvidos na cidade com propósitos similares.

A origem do projeto

Segundo a proponente, o lançamento do disco infantil Dedo de Verso, que foi criado a partir de oficinas de poesia e canção com crianças e adolescentes e com participação de diversos artistas locais, foi percebido como um potencial material para novos desdobramentos artísticos e pedagógicos. “Daí surgiu a ideia de se criar videoclipes de animação para canções do álbum por meio de novas oficinas com outro grupo de crianças e adolescentes em um novo projeto, que seria então o Verso Animado e que integra o trabalho de diversos artistas contribuindo para a formação de crianças, socializando-as e ao mesmo tempo valorizando a cultura local”, explica.

Assim, foi construído o trabalho formativo e artístico que é, ao mesmo tempo, feito para crianças e feito pelas crianças, uma vez que as imagens e palavras vieram da percepção de mundo e da linguagem dos participantes. “As crianças nos surpreenderam com os trabalhos. Eles se desenvolveram tanto artística quanto socialmente pelo contato e interação entre eles. Acredito que o público ficará encantado com a mostra”, comenta Jack Allek (Rafael Lemos), um dos arte-educadores das oficinas.

Após a criação das ilustrações, os materiais foram encaminhados para um profissional responsável pela criação de storyboard e animação das imagens, por meio das técnicas de desenho animado e stopmotion fotográfico.

Aline Miguel ressalta a importância desse trabalho, caracterizado por seu potencial transformador nas vidas daqueles que têm a oportunidade de acesso aos processos de vivência artística na educação. “Além de desenvolver as habilidades e técnicas das crianças, essa ação tem um peso social muito importante. Incluir a criança em um projeto artístico coletivo faz com que ela se sinta valorizada e envolvida na sociedade, contribuindo para a aumentar a autoestima dos pequenos, despertando o melhor deles. Estamos muito felizes com o resultado desse projeto até o momento e o público se surpreenderá”, conclui a proponente.

Serviço

O quê: Mostra de Vídeos do Projeto Verso Animado  

Para quem: Público em geral

Quando: 22, 23 e 24 de maio de 2023

Onde:

* 22/05/23 – Escola Estadual Professor Inácio Castilho, às 13h30

* 23/05/23 – Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia, às 19 horas

* 24/05/23 – Escola Municipal Professor Jacy de Assis, às 13h30

https://www.youtube.com/@projetoversoanimado – Canal Verso Animado no YouTube

Entrada gratuita