Home>Notícias Corporativas>Coral Pentágono se apresenta com Toquinho em São Paulo

Coral Pentágono se apresenta com Toquinho em São Paulo

Anualmente o Coral Pentágono, formado exclusivamente por estudantes do Colégio Pentágono, realiza a tradicional apresentação de fim de ano. Em 2022, o concerto contou a participação especial do Toquinho, que interpretou um repertório infantil e clássico junto com 60 crianças e jovens do coral estudantil. O espetáculo “Sonho e Magia” teve direção artística e regência de Alaís Dias e ocorreu no dia 29 de novembro, no Teatro Liberdade.  

Em atividade desde a década de 60, Toquinho compôs clássicos como “Aquarela”, “O Pato” e “O Caderno”, tornando-o um dos grandes nomes da música popular brasileira. E, agora, ele também faz parte da história do Pentágono.   

Embora o elenco atual do Coral seja novo, com a presença majoritária de crianças, a formação cultural e musical do estudantes torna o coro íntimo da obra de Toquinho desde a pequena infância. “Eles já conheciam os sucessos, principalmente Aquarela, e quando contei que teríamos Toquinho cantando conosco a alegria foi total. Eles estão muito orgulhosos e felizes”, conta Alaís. “Participar do Coral Pentágono é uma oportunidade única para as crianças. Junto com o grupo, os estudantes participam de concertos internacionais, conquistam prêmios em concursos e se apresentam ao lado de nomes célebres da música nacional e internacional”.  

Intitulado “Sonho e Magia”, o espetáculo teve canções de autoria e interpretação de outros artistas populares e eruditos, como Heitor Villa-Lobos. O evento também foi uma forma de prestigiar o centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, mas com foco principalmente nas músicas de autoria e/ou interpretadas pelo Toquinho ao longo de sua carreira.  

Para um concerto desse porte, os ensaios com as crianças começaram em março. Além de todos os detalhes que envolvem um espetáculo, os encontros também ocorreram em ritmo mais intenso. “Foram necessárias algumas adaptações de arranjos vocais e instrumentais, e os coralistas se dedicaram imensamente. Foi uma apresentação emocionante”, comenta Alaís. 

O Coral Pentágono é uma das principais formações infantojuvenis de São Paulo e reúne alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais das três unidades da Rede Pentágono. Com mais de 30 anos de tradição, seus integrantes já participaram de apresentações internacionais no Teatro Carnegie Hall, em Nova York, Disney, em Orlando, e na Basílica de São Pedro, em Roma. No Brasil, o grupo é presença cativa nos encontros de Natal na cidade de Campos do Jordão, além de participar de apresentações em shoppings e no Festival Nacional de Corais Gran Finale. Ao longo da sua história, já passaram pelo Coral Pentágono aproximadamente 1.700 coralistas, e o grupo gravou seis CDs interpretando grandes sucessos nacionais e internacionais.