Home>Cultura>IA apresenta nova exposição de Emiliana Marquetti

IA apresenta nova exposição de Emiliana Marquetti

A Galeria do O Passo PizzaJazz apresenta, até o dia 3 de julho, a exposição “Há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, de Emiliana Marquetti. Com curadoria de Valquíria Prates e Bel Gurgel, que integram o IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, a mostra apresenta 14 pinturas de diversas fases da vida da artista.

A liberdade e intimidade que Emiliana possui com sua arte atravessam os espaços e suas obras se tornam um convite ao público, para adentrar em um universo sensorial, intuitivo e fantástico. “A borboleta morta”, “O surreal”, “A casa alugada” e “As rosas… As rodas voadoras…” são algumas das pinturas que compõem a exposição. 

“Há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, marca o início do projeto de longa duração de pesquisa e catalogação da produção da artista, realizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto como um exercício de curadoria, resistência e fabulação a partir da produção de artistas contemporâneos cuja biografia e poética atravessam importantes temas da História recente do Brasil e ajudam a refletir sobre ela.

Emiliana vive e trabalha em Ouro Preto (MG), em 2005 começou a frequentar os ateliês de cerâmica, pintura, gravura, desenho e aquarela da Fundação de Artes de Ouro Preto, onde experimentou diferentes técnicas e linguagens das artes visuais. Com uma produção ininterrupta nos últimos vinte anos, a artista vem produzindo um consistente trabalho de pintura em acrílica e aquarela, tendo participado de exposições individuais e coletivas ao longo de sua carreira. Algumas das inspirações que ela cultivou ao longo da vida são o interesse por moda, leitura e escrita, além do gosto pelas noites da cidade, a gastronomia e a hospitalidade. Essas influências têm raízes tanto na presença de sua mãe bailarina, Bete Marinho, quanto na de seu pai artista visual, Ivan Marquetti.

SERVIÇO:

Exposição “Há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, de Emiliana Marquetti

Data: 17/5 a 03/7

Horário: terça a domingo, de terça a domingo, das 12h à 00h.

Local: Galeria do O Passo PizzaJazz (Rua São José, 56, Centro – Ouro Preto, MG)

Entrada gratuita