Home>Notícias Corporativas>Grupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio Popular

Grupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio Popular

Em plena retomada de suas atividades, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais, coloca o pé na estrada e agora parte para mais uma circulação, em maio. Por meio do projeto “Grupontapé na estrada II”, o grupo apresentou-se em Uberlândia-MG, Uberaba-MG, Contagem-MG e Sete Lagos-MG, no mês de novembro de 2021, e agora fará a circulação do seu trabalho, levando apresentações da peça Balaio Popular para as cidades de Capitólio-MG (24/05) e São Roque de Minas-MG (27/05).

“Estamos levando um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua. Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo encontrarem o público em cada uma destas cidades tão representativas de Minas Gerais”, comenta a atriz e cofundadora da Cia., Kátia Bizinotto.

O “Grupontapé na estrada II” foi um dos projetos que o Grupo não quis alterar para o universo online durante a pandemia e, por isso, ele ficou suspenso até a retomada das atividades do setor cultural. “Por acreditar que este dia chegaria e que seria importante esse encontro do Grupo com o público das cidades, levando arte e um pouco de alegria”, destaca o diretor de produção do Grupontapé, Rubem dos Reis.

Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio

O projeto “Grupontapé na estrada II” tem o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio de diversas empresas, entre elas a Usina Uberaba de Uberaba-MG e TS Tech de Leme-SP. Na cidade de Capitólio-MG, a passagem da trupe é apoiada pela Feira Livre de Produtos Terra Nossa e pela Secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura. Em São Roque de Minas, o apoio local é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Para o secretário de turismo e cultura de Capitólio, Lucas Arantes Barros, a apresentação do espetáculo do Grupontapé vem reforçar uma semana bastante movimentada no setor cultural da cidade. De acordo com o representante da administração municipal, a prefeitura tem feito um trabalho para diversificar as atividades culturais no município, que já trabalhava bastante com a música. “Agora estamos tentando trazer atividades culturais diversas como dança e teatro. Portanto, realizar o espetáculo Balaio Popular, na praça da cidade, com a tradicional Feira Livre de Produtos Terra Nossa, nos deixa bem animados, principalmente porque nos ajudará a divulgar ainda mais esse trabalho de diversificação das atividades culturais. A nossa expectativa de público é grande. Escolhemos o Grupontapé pelo excelente trabalho que desenvolve e já estamos pensando em outras parcerias, pois por meio do teatro, acreditamos que iremos tocar mais pessoas para participarem das nossas atividades”, reforça Lucas Arantes Barros.

Segundo o diretor de Turismo e gestor de Cultura da prefeitura de São Roque de Minas, Marcel Oliveira Bruno, a apresentação do Grupontapé na cidade, que tem cerca de 7 mil habitantes, será um presente para a população. “Quando nos foi apresentada a proposta do Grupontapé vir a São Roque de Minas com o espetáculo Balaio Popular, pensamos ser viável e muito interessante. Vimos uma grande oportunidade de popularizarmos o teatro na cidade, que até então não tinha contato com uma companhia de destaque nacional. Será uma grande honra recebê-los por aqui e a nossa expectativa é a melhor possível. Um momento para toda família envolver-se com a cultura, e principalmente, com a mineiridade da qual fazemos parte”, destaca.

Serviço:

O quê: Projeto Grupontapé na Estrada II

Programação:

Capitólio-MG

Local: Praça da Matriz

Dia: 24/05

Horário: 19h

São Roque de Minas-MG

Local: Praça Alibenides da Costa Faria

Dia: 27/05

Horário: 19h