Home>Notícias Corporativas>Trupe de Truões inicia turnê com apresentações gratuitas no interior de Minas Ge

Trupe de Truões inicia turnê com apresentações gratuitas no interior de Minas Ge

Depois de praticamente dois anos sem realizar turnês fora de Uberlândia-MG, devido à pandemia de Covid-19, a companhia mineira de teatro, Trupe de Truões, retoma as circulações pelo interior de Minas Gerais. Vinte e oito apresentações estão programadas para as regiões norte e centro-oeste do estado, entre os meses de maio e agosto deste ano.

Com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, as cidades receberão a apresentação gratuita do espetáculo Rapunzel, dentro projeto Diversão em Cena, que desde 2010, é considerado o maior programa de formação de público para o teatro infantil do Brasil.

Em 2020, em função da pandemia da Covid-19, o programa estreou em versão online, transmitida pelo Facebook do Diversão em Cena e pelo YouTube da Fundação ArcelorMittal, oferecendo uma programação infantil com espetáculos adaptados para o ambiente virtual de forma gratuita.

A temporada do programa Diversão em Cena em 2021 foi adaptada para o formato híbrido, proporcionando a experiência presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, e mantendo o alcance proporcionado pelo formato on-line.

“Neste ano, o Diversão em Cena retorna ao formato presencial repleto de novidades com uma seleção de produções teatrais de qualidade, que serão disponibilizadas de maneira gratuita ou a preços populares em teatros, escolas e praças públicas, em 28 municípios de Minas Gerais”, informa a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

Neste mês, a Trupe de Truões tem na agenda a circulação em 12 cidades: Lagoa (12/05), Retiro (13/05), Riacho (14/05), Dois Córregos (15/05), Abadia (18/05), Santana (19/05), Monte Belo (20/05), Carbonita (21/05 e 28/05), Mercadinho (22/05), Desembargador (26/05), Planalto de Minas (27/05), Senador Modestino (29/05).

O espetáculo   

Na circulação, a Trupe de Truões levará na bagagem o espetáculo Rapunzel.

Como um elemento norteador das montagens infantis, que é característica marcante da Trupe de Truões, o grupo pesquisa a reelaboração de contos tradicionais, buscando em suas encenações o diálogo com aspectos da cena contemporânea.

A construção das cenas de Rapunzel deu-se por meio de improvisações, tendo-se como indutores jogos e brincadeiras infantis. A figura da narradora – representada por uma empregada doméstica chamada Celestina – emblematiza importantes opções estéticas que identificam a linguagem da Trupe de Truões.

A presença da personagem aponta para uma relação familiar contemporânea em que as crianças passam grande parte do tempo acompanhadas somente pelos trabalhadores domésticos. Outro dado significativo é que a atuação dessa narradora rompe a distância entre atores e plateia e empresta ao espetáculo um tom de contação de histórias.

A participação da personagem, que narra o conto, define ainda a construção visual do espetáculo que utiliza como adereços objetos de cozinha e área de serviço que constroem a ambientação e transformam-se em personagens e novos objetos, com a manipulação dos atores.

“É um espetáculo lúdico, voltado tanto para crianças quanto para adultos. Um grande programa para toda família divertir-se. Vai ser um momento especial voltarmos à estrada e levar cultura e diversão para o público, que é o grande propósito do projeto Diversão em Cena, atendendo diversas comunidades com pouca ou nenhuma oferta cultural, localizadas fora dos centros urbanos, inclusive em áreas rurais”, finaliza Amanda Barbosa.

 

Serviço:

O quê: circulação Trupe de Truões com o projeto Diversão em Cena

Onde: cidades do interior de Minas Gerais

Quando: maio a agosto de 2022

Ficha Técnica:

Texto: Leonardo Simões

Direção: Leonardo Simões e Paulo Merisio

Cenário e figurino: Ney Madeira

Elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista e Ronan Vaz

Músico: Lucas Mali

Composição musical: Dante Carnevale e Eliane Dias

Classificação: livre

Gênero: comédia

Modalidade: infantojuvenil

Produção executiva: Lara Pires

Produção geral: Estrupícios Produções Artísticas LTDA

Realização: Trupe de Truões