Home>noticias-corporativas>Consumo de literatura cresce na pandemia com destaque para novos autores

Consumo de literatura cresce na pandemia com destaque para novos autores

São Paulo, SP 11/1/2022 – Interesse por literatura cresceu 12,6% nos indicadores numéricos de livros comerciais, o que mostra o aumento na diversidade do consumo do público.

Com o isolamento social, o país alcança novos números na compra de livros e interesse por literatura entre os brasileiros.

Ainda que 2020 tenha apresentado uma certa estagnação no mercado literário brasileiro, 2021 apresentou números significativos nas vendas de livros. Com o cenário pandêmico dos últimos anos, o isolamento social recebe parte da responsabilidade no crescimento de leitores, seja por passarem mais tempo sozinhos ou pelos longos períodos dentro de casa.

Uma pesquisa do Painel do Varejo e Livros no Brasil mostrou que em 2021 o interesse por literatura cresceu 12,6% nos indicadores numéricos de livros comerciais, o que mostra o aumento na diversidade do consumo do público por títulos diversos. Somente a categoria de ficção teve um crescimento de 41% nas vendas, cerca de 600 mil títulos a mais que no ano anterior. Somente em um mês de 2021, o faturamento do mercado brasileiro de literatura chegou nos R$172 milhões.

Esse cenário promissor também abriu mais portas para novos autores brasileiros que viram na publicação independente uma oportunidade para divulgarem suas obras, frente ao disputado mercado das grande editoras. Novos autores ainda possuem poucas oportunidades de ingressar no mercado literário de grande visibilidade.

Grande parte do caminho para receber destaque é a inscrição em concursos e premiações. Um exemplo interessante disso foi “Torto Arado”, do autor baiano Itamar Vieira Júnior. O livro ganhou o prêmio Jabuti em 2020 e foi o título mais vendido na Amazon em 2021.

Com as grandes limitações para explorar nomes desconhecidos do grande público em editoras maiores, outro caminho para muitos autores é explorar as pequenas editoras e plataformas digitais que possibilitam que os leitores brasileiros tenham acesso a obras relevantes para o momento atual do país, obras que talvez nunca “sairiam da gaveta”.

Esse formato de publicação não é tão novo, mas se intensificou muito durante os últimos dois anos de pandemia. Com a popularidade de e-books e formatos alternativos para vender livros, o número de títulos em plataformas como o Clube de Autores cresceu 18% no último ano, com um aumento de 40% na quantidade de unidades vendidas.

Como comentamos anteriormente, junto à essa nova fatia que representa os novos nomes da literatura brasileira, o isolamento social nos dois últimos anos motivou os leitores a buscarem títulos que evocassem a temas mais introspectivos, levando a reflexões éticas, filosóficas, morais, no campo do desenvolvimento pessoal e sobre a saúde mental.

O Existencialismo, corrente literária focada na análise íntima, no fluxo de pensamentos e na percepção do indivíduo frente ao mundo, ganha mais visibilidade nesse período. Com narrativas que buscam uma análise aprofundada sobre sentimentos e a existência humana, o leitor se vê mais propenso a ler histórias que fogem do mundo fantástico, mais voltadas à realidade possível.

Um lançamento recente que se destaca nessa categoria de enredo é o livro “Ligações Invisíveis e Onde se Cruzam”, do autor F. S. Pellicer, distribuído pelo Clube de Autores a partir de dezembro de 2021. A história é contada a partir da visão de mundo de personagens que precisam lidar com seus passados, sentimentos e problemas depois de um acidente de trem, mas ainda corre pelo viés do imaginário, usando de “acontecimentos aleatórios” para entrelaçar suas vidas de diferentes maneiras.

O autor viu na pandemia a oportunidade de trazer novamente um enredo baseado em um olhar sobre a vida cotidiana, o perdão, o uso de drogas e a busca por novas perspectivas de vida em meio a grande crise de saúde mental que as populações jovens enfrentam cada vez mais.

Com o uso de recursos visuais, o livro “Ligações Invisíveis e Onde se Cruzam” conta com um trailer que prende a atenção dos leitores e dá uma ideia do que o leitor encontrará no livro. O título está a venda no site do Clube de Autores e nas principais lojas online, como Amazon, Americanas e Submarino. A sinopse completa e o Booktrailer estão disponíveis no site do livro.

Website: http://www.ligacoesinvisiveis.com/

Deixe uma resposta