Home>Cultura>Artes>O Que é Comédia

O Que é Comédia

Um gênero literário e teatral que satiriza a sociedade e seu comportamento, a comédia utiliza o ridículo com o objetivo satirizar o homem

 

A palavra comédia tem origem grega “Kom odia”, que deriva de kômos (festim popular) ou komas (aldeia) pois, de acordo com Aristóteles na sua Arte Poética, os comediantes tiravam o seu nome de “andarem os atores em aldeia em aldeia, por não serem muito prezados nas cidades.

Na aparição do teatro também na Grécia, a arte era essencialmente apresentada por máscaras: a da tragédia e a da comédia. Para poder diferenciar os dois, Aristóteles diz “enquanto a última trata mais de homens como heróis, a comédia fala dos homens inferiores.

Mas afinal de contas, o que é comédia, como ela surgiu e quais são suas características? Confira as respostas para essa pergunta nos próximos tópicos.

 

Afinal, o que é comédia

Comédia é o tipo de gênero literário e teatral que possui como objetivo satirizar ou criticar a sociedade e todo o comportamento humano por meio do ridículo. Ela visa provocar sempre o risco, a diversão e o prazer.

A comédia surgiu dos cantos feitos em homenagem a Baco ou Dionísio”. No final do inverno se organizava festins de primavera para louvar o Baco, que é o Deus do vinho. Além disso, era uma época com muita inspiração poética; em procissão conduzindo um grande falo, com o símbolo de geração da natureza.

Com o tempo, vai se supondo que os contos foram adquirindo uma tonalidade mais cômica ou mesmo satírica e suscitaram alguns movimentos livres, cômicos e desordenados.

Por fim, algum poeta da época resolveu agrupar manifestações de orgias numa única peça, que sofrendo sucessivos aprimoramentos, viria se transformar na comédia, cuja aparição oficial se tem registro na data de 486 a.c.

 

A evolução da comédia na Grécia

A evolução da comédia como conhecemos se deu em três principais fases, e são elas:

 

Comédia Antiga

Nessa fase da comédia era comum se misturar assuntos sociais e políticos. Essa comédia era estruturada em quatro principais partes: prólogo, paródia, episódios e êxodo. Se destaca nessa frase o grande dramaturgo Aristófanes.

 

Comédia Mediana

Essa fase era mais voltada a assunto mitológico ou puramente literário na parte inicial. Assim que avançava, começou a abordar assuntos mais sociais e se caracterizar pela a ausência do coro. Se destaca nesse período os autores Alex e Antífanes.

 

Comédia Nova

Essa fase aborda assunto social, mas girando em volta das paixões, principalmente o amor dos costumes. Se representam na filemon, carystos, menandro e apolodoro.

 

Comédia na Itália e seus tipos

Em Roma, apesar da comédia não ter alcançado os níveis atingidos na Grécia, distinguiram-se os seguintes tipos de comédia:

  • Atelanas (fabulae atellanae): representada por peças populares, burlescas (caricatas, zombeteiras) e demasiadamente grosseiras. Sobressaíram como autores Pompônio e Nóvio.
  • Paliata (palliata comoedia): assim chamada pela vestimenta usada pelos autores (pallium). Semelhante à dos gregos: seguia o modelo da comédia nova.
  • Togata (comoedia togata): caracterizada pelo uso da toga, uma vestimenta romana.

 

Durante a idade Média a comédia praticamente desapareceu para resurgir na Renascença com a mesma importância e beleza que havia logrado na Grécia. Inicialmente destacou-se Gil Vicente com o teatro popular. A seguir, floresce na Itália com a Comédia Dell’arte, Inglaterra (Shakespeare, e outros), França (Molière) e muitos outros que elevaram a comédia a um patamar pouca vezes igualado.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta