Home>Principal>Jill Thompson

Jill Thompson

 

Jill Thompson é uma roteirista, ilustradora e colorista estadunidense, considerada uma das principais quadrinistas da atualidade. Ela também escreve para o cinema, teatro e para a TV.

 

Bastante conhecida pelos seus trabalhos com personagens de Sandman, do Neil Gaiman, e a sua própria série Scary Godmother, ela também já trabalhou em títulos famosos como Mulher Maravilha e Monstro do Pântano. Confira um pouco mais sobre a sua carreira.

 

Vida pessoal 

Jill Thompson é casada com outro roteirista de HQs, o Brian Azzarello, criador dos 100 Balas e ex-diretor do Hellblazer e das histórias do Batman.

 

Ela estudou comédia de improviso em Chicago, chegando a atuar por quatro anos com a Cleveland Improv Troupe. Ela é uma ávida jardineira e tem certificado como mestre jardineira do programa de extensão de Chicago.

 

Porém, o seu universo mesmo é o mundo das HQs. Ela fez o seu nome e construiu o seu legado como quadrinista e roteirista em diversas obras de sucesso.

 

Carreira

Jill Thompson nasceu em Illinois, nos Estados Unidos, no dia 20 de novembro de 1966. Desde nova ela amava desenhar, e na década de 80 começou a trabalhar com quadrinhos, atuando nas editoras First Comics e Now Comics.

 

Ela se tornou a principal artista da série de quadrinhos da DC Comics, Mulher Maravilha, no ano de 1990. O seu trabalho na história “Chalk Drawings”, no Wonder Woman #46 foi bastante elogiado pelo roteirista George Pérez, que afirmou “foi uma história boa, tranquila, e eu acho que Jill e eu trabalhamos muito bem juntos.”

 

Thompson foi a responsável por ilustrar o arco das histórias Vidas Breves do Sandman. Desde então ela escreveu diversas histórias com os personagens do Sandman, incluindo um livro em mangá chamado “Death: At Death’s Door”, um dos títulos da DC mais comercializados em 2003.

 

No ano de 2005, ela ilustrou e escreveu a graphic novel Dead Boy Detectives, que é baseada em dois personagens secundários das histórias de Estação das Brumas. Ela também é a criadora da série de HQs Scary Godmother, que foi publicada Dark Horse Comics.

 

Os livros originaram dois especiais de TV: Scary Godmother, Halloween Spooktacular, que foi transmitido em países estrangeiros, antes de ser escolhido pelo Cartoon Network dos EUA em 2004, e Scary Godmother: The Revenge of Jimmy em 2005. 

 

Os dois trabalhos foram animados com o uso de CGI. Além da autoria das obras, ela também escreveu os scripts e manteve o controle criativo sobre todo o projeto. No ano de 2003, a comercialização dos direitos de Scary Godmother foi revertida para Jill Thompson, o que permitiu com que ela prosseguisse com os planos de criar uma boneca da sua personagem. Ela acabou promovendo uma campanha no Kickstarter, que foi um sucesso.

 

Como é de se esperar, a carreira de Jill Thompson sempre foi alvo de elogios e prêmios. Em 2015 ela foi escolhida como quarto lugar na pesquisa “Top 50 Quadrinistas do Sexo Feminino”, elaborada pelo Comic Book Resources.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta