Home>Resenhas>Pandemia

Pandemia

Filme da gigante Netflix se tornou um fenômeno durante o período atual que se parece tanto com o relato do filme.

 

Apesar de um monte de filmes inspirados em pandemias, acredito que a maioria das pessoas jamais imaginaram que isso poderia acontecer realmente. Algo automático ao assistir uma produção audiovisual, nossas mentes associam com algo improvável, quer dizer, pelo menos até acontecer uma pandemia.

Claro que isso não é uma exclusividade de nosso século. As pandemias já assolaram o mundo em diversos períodos da História e cada uma delas, obtiveram resultados que podiam mediante o avanço da própria humanidade.

Digo isso utilizando a Peste Negra, uma pandemia que assolou a Europa na Idade Média e que avançou para outros países, claro, em uma velocidade bem menor que estamos vendo hoje, afinal de contas, naquela época, os meios de transporte não favoreciam a disseminação.

Atualmente, sabemos a facilidade que temos de ir e vir para qualquer lugar, por exemplo, antes de qualquer pessoa ser infectada no mundo inteiro, já assistíamos a agonia e a luta da China para conter o vírus letal. 

Nesta época, assistíamos em silêncio, como telespectadores, até o momento que nos tornamos, personagens desse terrível drama que assola a humanidade inteira. Deixamos de ver o problema através da tela para percebermos ao nosso lado.

 

Netflix e suas produções

 

Mas, deixemos esse assunto um pouco de lado. A Netflix, reinou no mercado streaming durante bons anos, hoje, existem outros canais, no entanto, o título de pioneira, ninguém poderá tirar da empresa.

De início, a Netflix queria apenas entreter, se transformar em uma vídeo locadora online, já que as físicas, foram aos poucos fechando devido aos avanços da tecnologia e pirataria. Com o passar do tempo, a empresa percebeu que era preciso mudar para continuar no mercado.

Passou a produzir conteúdo, alguns chegaram até mesmo a ser indicados ao Oscar. Enfim, hoje podemos dizer que a Netflix não quer apenas entreter, mas levar conhecimento aos seus clientes. Por isso, tem trazido cada vez mais conteúdo voltado para o conhecimento.

 

Pandemia: uma aula da Netflix

 

É possível encontrar títulos que tem como finalidade, informar a respeito de saúde, epidemiologia, veterinária, saúde pública, medicina, entre outras áreas tão importantes para nossa cultura.

E é sobre um desses conteúdos que vamos falar aqui, claro, sem aprofundar muito na produção, mas convidando você que lê esse artigo, a sair daqui assim que terminar e conferir a série: Pandemia.

Tudo bem, neste momento, muitas pessoas talvez prefiram se manter distante deste termo devido ao estresse que a palavra traz, no entanto, conhecimento é sempre importante para sabermos como lidar com as situações inéditas que vão surgindo por nosso caminho.

 

A Globalização e a nova visão da medicina

 

Durante muito tempo ouvimos falar a respeito de Globalização e, com esse mal real que assola a humanidade, estamos experimentando um pouco dessa união global fora dos papéis políticos. E é justamente que percebemos no documentário Pandemia da Netflix, compreendemos que prestadora de serviço está inserindo a Saúde Global.

A série elucida alguns pontos importantes de uma pandemia, utilizando exemplos reais de gripes que se espalharam e assolaram o planeta. Claro que, muitas, não bateram os recordes de óbitos que a Covid-19 tem batido.

Na série, podemos compreender que haverão outros vírus. Isso mediante a comparações com infestações que aconteceram em um passado não tão distante, como por exemplo: a gripe espanhola, Mers, Sars, enfim, entre outras. A série nos entrega uma verdadeira aula e ainda, chama nossa atenção para as possíveis mutações dos vírus.

Em cada episódio, podemos conferir cuidados extremamente importantes e essenciais para não corrermos riscos de contrair nenhum vírus, seja ele qual for. Isso sem mencionar que, esses vírus também são observados em animais e é onde pode ocorrer as mutações.

Devido essas e muitas outras informações, podemos dizer que esse documentário: Pandemia é uma verdadeira aula a respeito de uma possível crise global, ou seja, algo que estamos vivendo neste momento tão delicado. E, uma certeza: que a ciência sempre chega com uma solução para esse tipo de crise.

 

Assinatura

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta