Home>Cultura>Artes>Bibliotecas Digitais: o Mundo dos Livros se Expande

Bibliotecas Digitais: o Mundo dos Livros se Expande

Vivemos um tempo em que a informação está disponível como nunca esteve antes. Estudantes têm acesso a museus europeus com um clique no celular. Pesquisadores podem pesquisar artigos que estão em bibliotecas nas universidades norte-americanas. Os acervos avançam em direção aos modos digitais de divulgação do pensamento. As bibliotecas digitais, em tempos de fontes desconhecidas e fake news, servem informação segura aos que recorrem a esse tipo de acervo. 

As bibliotecas digitais que se espalham pelo mundo e que cresceram muito nas últimas duas décadas. Se antes dos anos de acesso à internet, o livro disponível em uma biblioteca física podia ser consultado durante uma tarde ou no período de aulas, hoje basta ter acesso a um smartphone ou computador para ampliar horizontes. Bibliotecas digitais disponibilizam acervos que vão das obras completas de Machado de Assis a arquivos dos primeiros anos da imprensa no Brasil. 

 

Definindo a Biblioteca Digital

Além da facilidade de consulta, as bibliotecas digitais são acervos que sempre podem crescer, pois não há limitação física. Algumas bibliotecas aceitam, por exemplo, trabalhos recém publicados por pesquisadores que querem divulgar seus projetos. O acervo digital disponibilizado pela rede pode ser consultado simultaneamente. Quem já foi estudante deve lembrar de tentar localizar um livro que vivia emprestado. 

Nos acervos virtuais essa desvantagem desaparece, pessoas em estados e até em continentes diferentes podem consultar a mesma página ao mesmo tempo. Não existem muros para quem procura informação nas bibliotecas digitais. Para acessar as bibliotecas digitais mais completas do país basta ter o site correto, além de fome de leitura e pesquisa. 

Grandes acervos e a facilidade de consulta são pontos importantes para a existência de bibliotecas digitais, mas não são os únicos fatores essenciais para compreender o funcionamento deste tipo de biblioteca. Aqui estão alguns predicados das bibliotecas digitais:

  • Facilidade de empréstimos
  • A biblioteca nunca fecha
  • Populariza o acesso aos livros
  • Preserva obras e mantém a consulta
  • Dá autonomia para estudantes e pesquisadores
  • Incentiva a leitura

 

O Pioneiro Projeto Gutenberg

Apesar do crescimento e facilidade de acesso que aconteceu após a popularização dos smartphones, as bibliotecas digitais são um projeto antigo. O Projeto Gutenberg – o nome faz menção ao inventor da prensa -, fundado em 1971, criado nos Estados Unidos por Michael Hart e está em funcionamento até hoje. 

O projeto, desde o início, promovia a digitalização de acervos, com a participação voluntária e colaborativa para criação e divulgação de obras literárias. A plataforma digital oferece mais de 61 mil livros eletrônicos gratuitos, apesar de contar com obras de mais de 150 países, a maioria dos textos é em língua inglesa. Mas somente com os avanços e popularização de ferramentas como leitores digitais de textos, smartphones e internet é que foi possível um crescimento dos acervos digitais pelo mundo. 

 

Biblioteca Virtual x Biblioteca Digital

Os dois tipos de acervos guardam similitudes, mas o uso e consulta é um pouco diferente. Enquanto sua diferença reside em uma característica muito simples: a existência ou não de um espaço físico para armazenar e guardar os acervos. 

Enquanto as bibliotecas digitais existem também num espaço físico, as bibliotecas virtuais existem somente por meio de consulta pela internet ou outros tipos de redes e com acesso por utilitários tecnológicos. Aqui estão algumas bibliotecas virtuais que merecem sua visita: 

  • Gallica – material em francês, completo e de fácil consulta. Contos infantis e imagens antigas chamam a atenção
  • IPL – material em inglês. Artigos sobre tecnologia e ensaios sobre grandes pensadores

Assim, uma Biblioteca Digital disponibiliza seu acervo físico também na forma digital, ou seja, há um lugar para consultar, ler os livros e, em alguns casos, as obras podem ser emprestadas.

Por outro lado, a biblioteca virtual serve como um espaço online que dá acesso a outras bibliotecas. Essas podem ou não ser digitais, ou seja, podem ou não disponibilizar materiais digitalizados.

 

Uma Lista Para Consultar acervos e obras 

Mesmo sem sair de casa,  existe uma Biblioteca Digital esperando por você. Separamos uma lista para que você conheça e use o material disponível em sites e plataformas digitais. Lembrando sempre que esse tipo de acervo combate informações falsas e consolida o conhecimento vindo de origem segura. 

Com uma busca simples, você consegue aumentar a lista de acervos que não param de se espalhar pela internet. 

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta