Home>Principal>Terror e Suspense: Não Poupe sua Leitura dos Sustos

Terror e Suspense: Não Poupe sua Leitura dos Sustos

A literatura tem o poder de causar reações nos leitores. Quem pega um livro está prestes a navegar por sensações de desejo, sonho e até medo. Hoje, falamos sobre o arrepio que só livros de terror e suspense podem causar nos apaixonados por livros.

Para explicar a origem das histórias de terror e suspense é preciso voltar ao tempo em que as histórias eram compartilhadas oralmente e sem definição de autoria. Afinal, apesar do medo o ser humano sempre foi fascinado por levar sustos causados pela descrição de fenômenos que não são facilmente descritos pela razão. O fascínio do ser humano pelo desconhecido, pelo que está além dos seus sentidos, nunca tem fim.

A criação de personagens fora do comum como bruxas, vampiros, criaturas sinistras acompanha a imaginação humana. A criatividade humana é movimentada pela atração humana pelo desconhecido. A arte e a criação buscam sempre as reações

 

Descrição de gênero: terror e suspense

É comum confundir algumas obras de terror e suspense.

Enquanto o terror é criado para provocar pela presença do medo, do susto, do desconhecido e da dúvida, o suspense é feito a partir de um pacto com quem lê um livro ou assiste a um filme. Certa vez, Hitchcock explicou a sua definição para o suspense que dizia que neste gênero, o leitor ou espectador não se assusta, mas divide com o escritor o segredo que o protagonista não conhece.

O terror, de modo geral, é mais simples de explicar já que o gênero sempre busca o medo ou o susto via contato com o desconhecido. O terror pode ser categorizado em algumas subcategorias como:

Terror psicológico 

Tem proximidade com a realidade, o elemento surpresa surge através de transtornos mentais dos protagonistas. Neste gênero, o conflito entre realidade e distorção mental é o centro das narrativas. Como neste tipo de terror há uma ausência de seres sobrenaturais, pode existir confusão entre suspense e terror.  Dica de leitura: Dias perfeitos, de Raphael Montes.

Terror físico

Neste gênero, tudo é sobre sangue, mortes, membros mutilados. A violência e o gore são usados para causar desconforto no leitor. A dica de leitura é um clássico de Stephen King: Carrie, a estranha.

 

Terror ficcional

A imaginação dos autores em direção à fantasia não tem limites. Criaturas extraterrestres, feitiçaria, seres mitológicos, criaturas antropomórficas e o que a criatividade de quem escreve não tem limite. A fantasia serve como material para sustos e suspensão da realidade. A dica de leitura é um marco na cultura pop: “Drácula”, de Bram Stoker.

 

Quer conhecer mais sobre terror e suspense? Aumente seu repertório de autores e autoras

O terror e o suspense têm nomes importantes que são muito conhecidos do grande público. Agatha Christie, Stephen King e Edgar Allan Poe são verdadeiros representantes da cultura pop e suas obras ultrapassam as páginas de seus livros. Mesmo quem não lê os livros desses autores já ouviu falar da importância desses escritores para a cultura pop até hoje.

As listas de sugestões de livros do autor estão por todos os lados. Mas você já pensou nos livros que são os preferidos do autor? Os queridinhos da sua obra que é vasta e amada por fãs em todo o mundo? Segundo entrevista de King à Rolling Stone, “It” é uma das suas obras favoritas. Amada pelos fãs, Com mais de mil páginas e com um personagem central que se transformou em ícone pop, “It” foi escrito por King com páginas cheias de cenas assustadoras e até mesmo desconcertantes para os leitores. O palhaço assassino assustador, a história é considerada pelos fãs a mais épica já escrita por ele.

 

Editoras brasileiras especializadas nos gêneros de terror e suspense

As edições da DarkSide têm feito os amantes da literatura de suspense e terror suspirarem. A editora investe em capas lindas e em edições que transformam os livros em objetos de desejo entre os amantes dos gêneros. Quer conhecer os gêneros e as escolhas da DarkSide? Nossas dicas são: Crimes Vitorianos Macabros, Advogado do Diabo e Psicose.

Outra editora que investe nas edições de luxo que conquistam os amantes do terror e do suspense é a Editora Excelsior. Menos conhecida, a Excelsior investe em clássicos do terror com edições com capa dura e capas que chamam a atenção, como é o caso de Frankenstein e uma edição de luxo com o O Melhor de Edgar Allan Poe.

A Editora Intrínseca tem um catálogo gigantesco e o terror e o suspense não ficam de fora. As traduções são reconhecidas como trabalhos feitos por tradutores respeitados e têm qualidade aprovada por especialistas.

Tanto o suspense quanto o terror fazem parte do imaginário de leitores pelo mundo, exemplos como vampiros e os detetives de Agatha Christie vivem no inconsciente do nosso tempo. Não deixe de aproveitar as sensações que só arrepios, sustos e o desconhecido podem oferecer ao leitor.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta