Home>Biografia>Conheça Colleen Hoover

Conheça Colleen Hoover

Norte americana considerada uma nova estrela da literatura, possui diversos livros na lista de mais vendidos simultaneamente

 

Colleen Hoover é uma autora de ficção e romances voltada para jovens adultos. Ela é uma das maiores da sua geração, e publicou o seu primeiro romance apenas em 2012, intitulado Slammed.

Sua obra Hopeless, lançada em dezembro de 2012,  subiu ao topo da lista do New York Times de Best-Sellers. Vários trabalhos de Hoover foram publicados de forma independente antes mesmo de serem escolhidos por uma editora.

 

Início da vida e carreira

Colleen Hoover nasceu no dia 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, no Texas, e cresceu em Saltillo, também no Texas. Seus pais se chamam Vannoy Fite e Eddie Fennel, e se formou no Saltillo High School em 1998. 

Dois anos depois, em 2000, ela se casou com Heath Hoover, de quem herdou o sobrenome e teve com ele três filhos. O sobrenome Hoover foi adotado como nome artístico também, e passou a ser a assinatura em suas obras.

A autora ainda se formou no Texas A&M – Commerce, conseguindo o diploma em Serviço Social. Foi a partir dessa sua formação que Hoover conseguiu trabalhar em diversos trabalhos sociais e de ensino, até começar a sua vida como escritora.

No mês de novembro de 2011, Hoover iniciou o seu primeiro romance, intitulado Slammed. Ela não tinha a intenção de publicar a obra, mas mudaria de ideia depois de alguns feedbacks e publicou o trabalho no ano seguinte.

Essa obra foi inspirada em uma letra da música dos Avett Brothers, “Head Full of Doubts/Road Full of Promise”. Por causa disso, ela incorporou as letras da banda ao longo dessa história.

Os feedbacks positivos vieram depois de alguns meses, quando ele foi revisado pela blogueira Maryse Black, que deu para a obra 5 estrelas. Depois disso, as vendas dos seus dois primeiros livros decolaram muito rápido.

Em 2020, os seus livros tiveram um ressurgimento e um grande destaque graças a plataforma TikTok, sendo um dos destaques na hashtag #BookTok.

 

Bibliografia

Hoover publicou o seu romance de estreia em janeiro de 2012, o Slammed. Em sequência já publicou o Point Of Retreat em fevereiro. Ambos conseguiram o #8 e #18, respectivamente, na lista de Best Sellers do The New York Times, no mês de agosto daquele mesmo ano.

A Atria Books, uma editora com certa popularidade nos Estados Unidos, pegou ambas as obras e as publicou em 10 de agosto de 2012. Um terceiro livro da série, chamado This Girl, foi publicado em abril do ano seguinte. Confira as outras obras de C. Hoover.

 

Hopeless

O seu romance Hopeless, que fala sobre uma garota que estudou na sua cada surante a vida antes de ir cursar o ensino médio, foi autopublicado em dezembro de 2012.

Esse livro alcançou o topo da lista Best-Sellers do The New York Times em 20 de janeiro de 2013 e ficou lá por três semanas. Esse foi o primeiro romance auto-publicado, ou seja, independente, que liderou a lista. Um romance complementar, chamado Losing Hope, foi publicado em julho daquele mesmo ano.

Finding Cinderella é uma novela gratuita que Colleen Hoover publicou em 2014, como uma espécie de agradecimento aos seus fãs por todo o apoio. Esse livro é um spinoff de Losing Hope e Hopeless e apresenta muitos dos mesmos personagens.

Um livro de bolso também foi lançado como bônus, como um epílogo novo e a própria “história da Cinderela”, da autora.

 

Outras obras

Entre as demais obras da Colleen Hoover, vale a pena citar o Maybe Someday, que foi o primeiro romance de uma série que fala sobre uma garota e um cara que escreveu uma música juntos e acabam se apaixonando.

Publicado em março de 2014, o romance tem o músico Griffin Peterson, que criou uma trilha sonora para acompanhar esse romance. Os leitores conseguem clicar em links anexados no e-book ou escanear o QR Code na brochura que os leva a um site onde podem ouvir a canção.

Outro livro interessante de C. Hoover é Never Never, que tem colaboração com Tarryn Fisher. Essa obra foi dividida em três partes originalmente, sendo vendida em três livros separados. Porém, depois ela foi republicada em um único livro, completo.

O livro It Ends With Us foi baseado no relacionamento do seu pai com sua mãe, e foi publicado em 2016. Hoover o descreveu como o “livro mais complicado que já escrevi”.

Em 2021, Hoover experimentou um aumento de popularidade devido à atenção da comunidade #BookTok, na rede social TikTok. Em janeiro de 2022, seu romance It Ends with Us estreou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta