Home>Política e Sociedade>O que é capital fechado e capital aberto?

O que é capital fechado e capital aberto?

Muito se fala em capital aberto e capital fechado no mundo da economia, mas tem muitas pessoas que ainda não sabem muito bem sobre o que isso se trata

 

Afinal de contas, esse conceito pode ser muito complexo para as pessoas que não são especialistas no assunto. Se você é uma das que não sabem o que é capital fechado e capital aberto e quer descobrir um pouco mais sobre as suas diferenças, continue lendo esse texto.

 

O que é uma empresa de capital fechado?

Uma empresa de capital fechado é nada mais nada menos que uma sociedade anônima (S/A), que é controlado por um grupo pequeno de pessoas, normalmente membros de uma mesma família, que possui esse negócio por várias gerações.

Diferente de uma empresa de capital aberto, esse tipo de negócio não negocia as suas ações na Bolsa de Valores. Isso quer dizer que não existe uma abertura para os investimentos externos e o patrimônio é correspondente ao capital injetado pelos acionistas e sócios.

Por isso, quando se tem dificuldade de captar investimentos e recursos para a evolução da empresa, algumas organizações escolhem por abrir o seu capital através de uma oferta inicial para o público.

Dessa forma, como a empresa com capital fechado não possui registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a mesma só consegue vender as suas ações de maneira particular entre os seus próprios sócios, sendo proibido para o público de fora. 

Da mesma maneira, uma das grandes vantagens de um negócio de capital fechado é que não é preciso apresentar os balanços contábeis do mesmo.

 

O que é uma empresa de capital aberto?

As empresas de capital aberto são as sociedades anônimas (S/A) onde o capital é gerado através de ações que podem ou não serem negociadas na Bolsa de Valores. Ao adquirir essas ações, o investidor se torna dono e sócio de uma parte da empresa, nem que seja uma pequena porcentagem.

Os acionistas da empresas de Capital Aberto podem responder também pelas dívidas assumidas pelo seu investimento, com a responsabilidade de apenas e tão-somente em função de um valor monetário de uma parte ideal, que é quantificada por ações que estão sob a tutela do acionista.

 

Diferença entre empresa de capital aberto e empresa de capital fechado

É bem comum, especialmente no Brasil, que muitas pessoas ainda tenham dúvidas na hora de saber diferenciar os dois tipos de empresas. Isso se deve ao fato de no Brasil a cultura de investir na bolsa de valores ainda ser pouco difundida quando comparada a outros países.

Quando comentamos sobre empresas de capital fechado,  a principal diferença entre elas e as de capital aberto está na sua contabilidade. Nas de capital fechado, todo o processo de contabilidade se dá por meio de contadores que são contratados pelos empresários.

Já nas companhias de capital aberto, as contas costumam ser verificadas de uma forma diferente, já que os donos não tem autonomia sobre a contabilidade delas. Nessas ocasiões, é eleito uma espécie de conselho da contabilidade, onde é escolhido por todos os acionistas daquela empresa por meio de voto.

Uma outra diferença está no processo de comercialização de suas empresas. Nas que possuem capital aberto, essas ações estão disponíveis de forma livre para a venda e a compra na bolsa de valores. Essa situação não é observada nas de capital fechado, onde se trabalha com venda e compra de ações somente em “balcão”.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta