Home>Arte>Agenda Tarsila indica exposição “Le Corbusier”

Agenda Tarsila indica exposição “Le Corbusier”

 Museu da Casa Brasileira apresenta a história de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do século 20

 

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, conta com mais de 700 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, apresenta até 25 de setembro a exposição “Le Corbusier – A arquitetura moderna declarada Patrimônio da Humanidade”.

Realizada pela Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em colaboração com a Fundação Le Corbusier e a Unesco, a mostra comemora os seis anos da inscrição de 17 obras de Le Corbusier no Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, e apresenta o trabalho do arquiteto suíço considerado o fundador da arquitetura moderna.

Os painéis de tecidos com estampas das 17 obras foram especialmente produzidos para a mostra no Museu da Casa Brasileira, que retrata temas transversais como Le Corbusier e arquitetura moderna brasileira, Patrimônio Mundial da Humanidade numa perspectiva contemporânea, sustentabilidade, inovação e educação.

Para o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, a exposição apresenta a história de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do século 20, e trata da importância da arquitetura moderna como patrimônio da humanidade e das influências recíprocas entre os grandes nomes da arquitetura suíça e brasileira até os dias de hoje. A mostra se torna ainda mais relevante ao ser inaugurada no Museu da Casa Brasileira, local de referência para a arquitetura, habitação e design brasileiros, disciplinas que fazem parte de um diálogo histórico entre a Suíça e o Brasil. Uma excelente oportunidade de difundir ao grande público os princípios da arquitetura moderna, tão importantes para a identidade cultural de nossos países.

“Essa será uma ótima oportunidade para que todos possam conhecer o legado arquitetônico de Le Corbusier, cuja experimentação técnico-artística revolucionou a arquitetura no século 20”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. Já para José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra o Museu da Casa Brasileira, essa é mais uma parceria de sucesso. “Estamos felizes em apresentar as obras de um arquiteto que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura e um grande influenciador na formação da geração modernista de arquitetos brasileiros”, finaliza.

Dentre as obras consagradas pela Unesco, os visitantes conhecerão projetos de Le Corbusier espalhados por sete países do mundo, em quatro continentes, como a Casa orla Lago Léman, em Corseaux/Suíça; a Casa Guiette, em Antuérpia/Bélgica; o Conjunto Residencial Frugès, em Pessac/França; o Complexo Governamental, em Chandigar/Índia e o Museu Nacional de Arte Ocidental, em Tóquio/Japão.

Com leitor QR do celular e um painel interativo em LED, o público poderá realizar uma visita virtual em 3D às maquetes de duas obras apresentadas na mostra – Casa orla Lago Léman e Casa Savoye – e também acessar sites como da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), da Fundação Le Corbusier e outros, com informações complementares ao conteúdo da exposição.

Depois de São Paulo, a exposição seguirá em itinerância por outras cidades brasileiras até 2023.

 

Serviço:

Le Corbusier

Museu da Casa Brasileira – Av. Brig. Faria Lima, nº 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP

De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h

R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Entrada gratuita às sextas-feiras. Classificação Livre

https://mcb.org.br/pt/

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta