Home>Literatura>FTD Anuncia Parceria Para Lançar Autores Africanos no Brasil

FTD Anuncia Parceria Para Lançar Autores Africanos no Brasil

Primeiro livro, Mesmo quando sua voz falhar, da escritora ganesa Ruby Yayra Goka, chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre; obra aborda temas como desigualdade social e violência contra a mulher

 

Escritora Ruby Yayra Goka

Para apresentar escritores africanos aos leitores brasileiros e divulgar a arte e a cultura da África, a FTD Educação anuncia parceria com a agência literária internacional Accord Literary, especializada em autores emergentes de países como Gana, Togo, Nigéria, Quênia e Zimbábue.

O primeiro livro dessa parceria, que será lançado no segundo semestre no Brasil, é o romance juvenil Mesmo quando sua voz falhar, da autora ganesa Ruby Yayra Goka. A obra foi lançada em fevereiro, nos Estados Unidos, com o título Even when your voice shakes, em parceria da Accord com a editora Norton Books for Young Readers, que vai publicar seis livros de autores africanos até 2023, no mercado norte-americano.

Criada em 2019, a Accord Literary é comandada pelas publishers Sarah Odedina, do Reino Unido, e Deborah Ahenkorah Osei-Agyekum, de Gana, que têm ampla experiência em publicações voltadas para o público infantil. O objetivo da agência literária é orientar, desenvolver e incentivar escritores africanos que escrevem para jovens leitores e garantir que suas histórias sejam apreciadas por crianças e adolescentes de todo mundo.

Desde o início de 2021, a agência tem acordos de publicação na Itália, Nigéria, Reino Unido e países da comunidade britânica (Commonwealth) e nos Estados Unidos, onde fez parceria com a Norton Books for Young Readers. Agora, chega ao Brasil.

“Essa parceria com a FTD Educação é muito significativa para a Accord. Pela diversidade do Brasil e por sua conexão histórica com a África, estamos entusiasmadas em poder contribuir para tornar os livros africanos contemporâneos disponíveis para os leitores brasileiros. Estamos orgulhosas da FTD Educação acreditar na importância de expandir a narrativa africana para os leitores do Brasil. O livro da Ruby Yayra Goka será apreciado por muitos jovens brasileiros e isso nos dá imensa alegria”, comenta a publisher Deborah Ahenkorah.

“Acreditamos que precisamos de histórias ‘sobre’ a África ‘de’ escritores africanos e, dessa forma, ajudaremos a mudar algumas informações erradas e estereótipos sobre o continente e sua população. Os autores com quem trabalhamos mostram, através de suas histórias, que a África é um grande continente, com 54 países, e com uma infinidade de pessoas diferentes, com vidas complexas, ricas e realizadas. A narrativa, muitas vezes compartilhada no passado, nega essa sofisticação e riqueza cultural. É hora de compartilhar novas histórias”, diz a publisher Sarah Odedina

A Accord está trabalhando com oito autores africanos, atualmente de Gana, Togo, Nigéria, Quênia e Zimbábue, e, através de um processo de submissão aberta, está constantemente compartilhando e avaliando o trabalho de escritores em todo o continente.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta