Home>Cultura>Cinema>Novo episódio de ‘Inconveniências Históricas’ conta história de João Cândido e da Revolta da Chibata

Novo episódio de ‘Inconveniências Históricas’ conta história de João Cândido e da Revolta da Chibata

O segundo episódio da série “Inconveniências Históricas”, dirigida por Belisario Franca, traz a história de João Cândido, que hoje leva a alcunha de “almirante negro”, o mais conhecido líder da Revolta da Chibata. Os integrantes da Revolta eram soldados pretos e pardos da Marinha brasileira, donos de patentes mais baixas.

Entre os motivos do motim, havia a insatisfação diante dos castigos físicos impostos – as chibatadas – que ainda remanesciam dos tempos da escravidão. Em um momento em que floresciam teorias eugenistas e políticas de embranquecimento da população brasileira, a Revolta desafiava qualquer pretensão de superioridade racial. O movimento acabou por se consolidar, portanto, como uma manifestação contra a desigualdade social e racial, enquanto Cândido teve que lidar, pelo resto da vida, com as duras consequências de ter sido um homem negro que teve a coragem de enfrentar autoridades no Brasil.

“Inconveniências Históricas” é uma produção da Giros, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e, neste episódio, conta com a participação de especialistas como Álvaro Pereira Nascimento, José Vicente, Sidney Chalhoub e Ynaê Lopes dos Santos.

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

A exibição é na Sexta da Sociedade, 25 de março, às 23h30.

 

 

 

23h30 – “Inconveniências Históricas” – Episódio: “João Cândido, O Inconveniente”

Direção: Belisario Franca, Pedro Nóbrega

Duração: 26 min.

Classificação: 10 anos.

Horários alternativos: 26 de março, sábado, às 3h30 e às 13h; 27 de março, domingo, às 18h; 28 de março, segunda-feira, às 17h30; 29 de março, terça-feira, às 11h30.

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta