Home>Cultura>Cinema>A Vida e Carreira de Greta Gerwig

A Vida e Carreira de Greta Gerwig

Greta Gerwig é uma renomada atriz, diretora e roteirista estadunidense descendente de alemães muito popular por causa do seu envolvimento com o Mumblecore e pelos seus filmes premiados como To Rome With Love e Frances Ha.

Ela se tornou em 2018 a quinta pessoa do sexo feminino indicada para o Oscar de melhor direção, graças ao seu filme Lady Bird, que também concorreu a premiação de roteiro original. Confira um pouco mais sobre a trajetória de vida e profissional dessa grande artista americana.

 

Biografia

Greta Celeste Gerwing nasceu em Sacramento, na Califórnia, no dia 4 de agosto de 1983. Ela é filha de um programador e de uma enfermeira, de quem herdou a sua origem irlandesa, alemã e inglesa, sendo criada por uma família bem liberal.

Ela passou parte de sua juventude no Unitário-Universalismo, mas também frequentou uma escola católica, onde teve boa parte de sua formação. A própria alega ter sido uma criança bastante intensa e muito interessada por artes.

Sempre foi apaixonada por dança e possui um diploma em Teatro e Musical em Nova York. Na juventude se formou no Barnard College da Universidade de Columbia no curso de Inglês e Filosofia. Porém, o seu sonho sempre foi ser dramaturga, mas durante a sua faculdade recebeu a chance de atuar no filme indie “LOL” e acabou se apaixonando pela a atuação.

Inclusive, ela namorou o diretor deste filme, Joe Swanberg, com quem possuiu um relacionamento amoroso e profissional. Atualmente, ela namora outro cineasta, o Noah Baumbach, com quem está junta desde o ano de 2011.

 

Carreira

Greta Gerwig atuou pela primeira vez no filme “LOL”, da diretora Joe Swanberg, em 2006. Nessa obra, ela fazia um papel pequeno, mas foi o necessário para despertar o seu interesse pelo mundo da atuação.

A partir desse filme ela começou uma parceria com o movimento Mumblecore, um movimento de arte cinematográfica de Nova York. O seu filme seguinte foi lançado em 2007 com o título “Hannah Takes the Stairs”, também do diretor Joe Swanberg, onde os dois contribuíram com o roteiro e Greta atuou como a protagonista Hannah.

No ano de 2008 ela estrelou algumas obras do Mumblecore, como o filme “Baghead”, de Mark Duplass e Jay Duplass, e “Yeast”, da diretora Mary Bronstein. Nesse mesmo período estreou como diretora juntamente com Joe Swanberg, no filme em que também escreveu “Nights And Weekends”.

Em 2010 ela interpretou uma das personagens onde ela mais foi elogiada na carreira, a Florence. Protagonizou junto a Ben Stiller o filme “Greenberg” do diretor Noah Baumbach, e foi graças a essa atuação que conseguiu a sua primeira indicação para o Independent Spirit Award, além de ganhar o prêmio Athena Film Festival, como melhor atriz.

A carreira de Greta pode ser considerada recente, mas já é vasta de trabalhos impecáveis. Só como diretora já fez parte de 4 filmes, além de ter trabalhado na produção e roteiro de inúmeros outros, o que mostra a versatilidade dessa atriz e artista gigante dos Estados Unidos.

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos pelo colaborador que assina cada artigo, sob supervisão e revisão de Luciana Assunção.

Deixe uma resposta