Home>Biografia>Javier Reverte

Javier Reverte

Conheça a vida e trajetória do escritor espanhol, Javier Martínez Reverte, jornalista, escritor e viajante espanhol e um pouco sobre sua obra.

 

Ele era especialista em literatura de viagem, com o auxílio da sua bagagem e experiência. Além disso, Javier também era o irmão mais velho do também jornalista e escritor Jorge Reverte. Confira um pouco mais sobre a vida e trajetória do escritor.

 

Biografia

Javier Reverte nasceu no dia 14 de julho de 1944, em Madrid. Ele era filho do jornalista Jesús Martínez Tessier e de Josefina Reverte Ferro. 

O seu irmão mais novo, Jorge Martínez, também era escritor e faleceu 4 meses depois de Javier, em 2021.

Pouco se sabe sobre a infância de Javier Reverte. Na sua juventude, cursou filosofia e jornalismo na faculdade. Ele passou então a exercer a profissão de jornalista, na qual atuou por 30 anos. 

Ele trabalhou como correspondente em Londres, em Paris e em Lisboa, em um período que foi de 1971 a 1978. Além disso, atuou como enviado especial em vários países do mundo. 

Javier também atuou como colunista em jornais, cronista político, redator editorial, entrevistador editor-chefe, repórter no programa En Portada da TV e como editor-adjunto do jornal Pueblo (extinto). 

Ele sempre foi atraído pela criação da literatura, chegando a trabalhar também como roteirista de rádio e televisão, além de ter escrito diversos romances, livros de poesia e de viagens.

 

Carreira na literatura

Javier era um viajante incansável, e conseguiu ganhar muito sucesso com as vendas dos seus livros de viagem. Em particular, o livro “O Sonho de África”, onde ele combina as suas experiências diretas no continente com as referências históricas que existia nas terras onde ele passava.

No livro ele segue uma linha onde explica a situação por meio do passado e presente, ou ele passa a traçar alguns paralelos com todas experiências de alguns outros escritores que passaram pelos mesmos lugares, como o Joseph Conrad, com o livro “O Coração das Trevas”.

Todo esse sucesso permitiu que Javier concretizasse a sua antiga aspiração de focar de maneira integral na literatura. Portanto, ele passou a reservar os seus escritos jornalísticos somente para colaborações específicas com diversos meios de comunicação, principalmente para escrever sobre viagens.

As suas obras sobre viagens se caracterizam por transferir com ternura e naturalidade os rostos, paisagens e histórias que Javier Reverte encontrava ao longo de suas viagens.

Ele misturava essas vivências com algumas notas históricas profusas, que procuravam situar quem lia ao contexto correto, e com as reflexões políticas e filosóficas mais específicas.

Os seus livros de viagens caracterizam-se por transferir com naturalidade e ternura as paisagens, rostos e histórias que o viajante encontra ao longo do caminho, mesclando-os com profusas notas históricas, que procuram situar o leitor no contexto adequado, e com reflexões filosóficas e políticas específicas.

 

Séries de livros

Além da sua principal obra “O sonho africano”, que faz parte da sua trilogia de histórias sobre o continente, Javier Reverte lançou outros trabalhos que também tiveram sucesso. A trilogia da América Central é uma delas, por exemplo.

Nessa série de livros ele entrega romances que se passam na Nicarágua, em Honduras e também na Guatemala. Além desses, os seus livros de viagens “Corazón de Ulisses”, que se passa na Grécia, Egito e Turquia também foram grandes sucessos.

Ele possui uma obra que se passa na Amazônia, chamado “O Rio da Desolação”. Na sua viagem para a Amazônia ele contraiu malária inclusive, e isso quase lhe custou a vida.

Em sua obra A aventura de viajar (2006) narra sua vida de viajante, desde as excursões da infância, passando pelas crônicas de guerra que o levaram ao redor do mundo, até suas experiências como mochileiro, que o levaram a conhecer lugares inóspitos e remotos de. o mundo ocidental. Confira alguns romances de Javier Reverte::

 

  • O penúltimo dia (1981)
  • Morte prematura (1982)
  • Strawberry Fields Forever (1986)
  • Lady from the Abyss (1988)
  • Todos os sonhos do mundo (1999)
  • The Arrested Night (2000)
  • Doutor de Ifni (2005)
  • Venha o Teu Reino (2008)
  • Lord Paco (1985)
  • Bairro Zero (2010)
  • Época dos Heróis (2013)
  • Flags in the Mist (2017)
  • Homem ao mar (2021)

 

Javier Reverte faleceu em 2020 aos 76 anos, na sua terra natal. Ele foi um dos escritores mais renomados da Espanha, contribuindo para a literatura como um todo. Com certeza as suas obras vão ser eternas, da maneira que Javier tanto queria.

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta