Home>Literatura>Desafio Literário>Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe

Oi, pessoas!

Estou de volta hoje para, finalmente, falar sobre Cartas Para a Minha Mãe, da escritora Teresa Cárdenas. Foi a leitura de julho do meu desafio literário: 12 livros escritos por mulheres negras para 2018. Já havia comentado sobre a escritora aqui e hoje volto para contar minhas impressões sobre sua obra. Sei que estou atrasada com o desafio literário desse ano e peço desculpas aos leitores do Beco que têm acompanhado essas leituras. Há situações na vida que fogem um pouco do nosso controle e 2018 tem sido um ano de grandes mudanças para mim, o que tem me impedido a estar em dia com as leituras e publicações. Mas não se preocupem, os livros serão lidos e vou comentar sobre eles aqui, mesmo que seja com atraso. Então vai dar tudo certo e com certeza não vou abandonar o desafio de 2018. Mas vamos ao livro de hoje.

Cartas Para a Minha Mãe é um livro bem curtinho, são 112 páginas que podem ser lidas em poucas horas. Como o próprio título indica, são cartas escritas por uma menina à sua mãe. A linguagem, portanto, facilita bastante na leitura, já que trata-se de uma personagem criança  escrevendo. Porém, isso não significa que seja um livro bobo e simples, ele tem uma profundidade enorme!

Quando escolhi essa obra, tinha a expectativa de que ela falasse sobre a relação dessa criança com sua mãe. É importante dizer que são cartas a uma mãe que já morreu. Então eu esperava, por exemplo, que as cartas trouxessem alguns tipos de questionamentos, confissões, mágoas, alegrias, desabafos… não sei, coisas que podemos esperar desse tipo de relacionamento entre mãe e filha. Esperava que o tema central do livro fosse essa relação, mas não é.

As cartas são, na verdade, uma maneira dessa menina manter algum laço de carinho e atenção com alguém. Sabemos por meio do relatos à mãe que, após seu falecimento, ela foi morar com a avó, a tia e as primas. Nesse ambiente a tratam mal. Ela descreve a avó como uma “velha amarga, mal-humorada, com a mão pesada”. A tia a despreza, as primas implicam com ela. A menina conta sobre os castigos, sobre as violências diretas e indiretas, dentro e fora de casa. As cartas direcionadas à mãe são, ao mesmo tempo, uma maneira de desabafar e de cobrá-la por já não estar ali presente para protegê-la. O pai sumiu desde seu nascimento, ela não tem a quem recorrer a não ser à mãe morta.

Querida mamãe, esta noite eu vi você nos meus sonhos. Você usava um rabo de cavalo bem comprido, amarrado com uma linda fita vermelha. Corria de um lado para outro do céu, empinando uma pipa feita de nuvens. (…)

Chamei por você em vão. Foi triste.

Acordei chorando. Ninguém veio ver o que estava acontecendo comigo. (p.9)

“Que livro mais triste!”, você pode dizer. Realmente não é um dos livros mais felizes que já li. Mas me lembro da própria Teresa Cárdenas falando sobre ele e outros temas que aborda em suas obras. São temas que, segundo a autora, muitas pessoas consideram como temas difíceis: racismo, discriminação de gênero, violência doméstica, morte, solidão, entre outros. Mas para ela são temas que fazem parte, inclusive, do universo de uma criança. Então não há razão para não falar sobre eles. Em Cartas Para a Minha Mãe vemos como essa menina tenta lutar contra todas as dificuldades e preocupações que não deveriam atingir uma criança, mas atingem e, ao mesmo tempo, tenta manter sua vida “normal” indo à escola, brincando, sonhando com um bom futuro.

Mas o livro não é só tristeza. Aos poucos acompanhamos o crescimento dessa menina. Ela ganha um bom amigo, se aproxima de uma vizinha que se preocupa com ela, constrói uma relação diferente com uma das primas e se tornam como irmãs, começa a procurar por seu pai e tudo isso vai dando a ela novas perspectivas, novos caminhos a percorrer. Sem esquecer sua mãe ou abandonar sua memória, ela a entende e a perdoa e se despede numa carta final.

Cartas Para a Minha Mãe é um livro muito bonito. Não era exatamente o que eu estava esperando, mas mexeu bastante comigo e me fez pensar em muitas coisas. Espero que meus comentários animem vocês a lerem também e depois venham aqui e me contem o que acharam. Se você leu outros livros da Teresa Cárdenas, coloque sua opinião aí nos comentários também, vou adorar saber, porque já tenho todas suas obras na minha lista de próximas leituras.

Voltarei em breve com as leituras seguintes da minha meta de leitura desse ano. Para ver a lista completa, clique AQUI.

A edição do livro Cartas Para a Minha Mãe que li foi essa AQUI.

One thought on “Cartas para a minha mãe

Deixe uma resposta