Home>Principal>Destino

Destino

Imagine viver em um mundo onde A Sociedade dita e controla toda a sua vida, como o que vestir, o que comer, onde morar, qual o seu emprego, com quem você deverá casar, quantos filhos vocês terão, o momento de sua morte. Pensando bem, não precisamos imaginar, já estamos vivenciando algo assim. Vestimos aquilo que está na moda e quem não conhece ao menos uma pessoa que deixou de expressar seu amor plenamente pois “A sociedade” não aceitaria esse tipo de romance, seja por diferenças físicas, financeiras ou por puro preconceito. Em Destino da Editora Suma de Letras isso é exposto de uma forma totalmente radical, porém é leitura obrigatória para todos os jovens, afinal devemos sair do padrão e viver nossa vida sem se importar com o que dita a sociedade.

Porém isso tem um outro lado, viver fora de alguns padrões é impossível e praticamente inviável, ou vocês acham que seria simples viver em um mundo sem leis? O problema reside não no padrão ou na falta dele e sim quando algum desses itens tem pesos diferentes na balança. E é exatamente isso que Destino nos faz ver, e vivenciar. Afinal, quem não gostaria de uma vida simples, sem preocupações com vestibular, afinal a sociedade decidirá qual será sua profissão até o resto de sua vida, ou com problemas amorosos, afinal depois de ter seu par escolhido pela sociedade você só deve aguardar o momento do contrato, ou em envelhecer e se sentir sozinho, afinal a sociedade garante a você um trabalho até os 70 anos, e uma morte digna aos 80. Você não precisa nem se preocupar com o que cozinhar para comer, a sociedade manda sua refeição, preparada exclusivamente para você, até sua casa. Aprender? Só o essencial, afinal para que saber fazer uma atividade que você não vai utilizar? Musicas, poemas, histórias, arte… fique tranquilo só existe 100 de cada, afinal como poderíamos apreciar algo enquanto somos sobrecarregados com os excessos. Sabe o que é melhor? Você não precisa esperar seu par se vestir para sair, todos usam roupas iguais, sem contar que são todos belos, graças a manipulação genética. E existe um toque de recolher… mas isso é o de menos, certo?

Para Cassia parecia completamente certo, ate que teve o banquete onde finalmente conheceria o seu par, e não poderia ter sido uma escolha melhor, Xander, seu grande amigo de infancia (caso raro os pares serem do mesmo local) e tudo parecia perfeitamente bem até ela verificar o cartão de informações do par (não que precisasse conhecer mais Xander) e teve uma grande surpresa, por um breve momento o rosto no terminal não era o de Xander, e sim de um garoto misterioso, Ky. Que por incrivel que pareça, Cassia também conhecia, porém não muito bem.

A Sociedade cometeu um erro, será que ela não é tão perfeita como aparenta? Cassia começa a ter dúvidas, afinal como toda adolescente que vive nos tempos de hoje, quando dizem a ela que Ky não é o seu par e nunca poderia ser, Cassia passou a enxergar Ky como ele realmente é, e dai para surgir um sentimento mais forte bastava um passo. Mas será que vale a pena dar esse passo e arriscar toda a segurança e estabilidade que a Sociedade proporciona a Cassia e seus familiares e amigos? Vale a pena arriscar isso por amor? Se vale a pena, não posso afirmar… mas afirmo com certeza, ser impossível lutar contra um sentimento tão forte.

Destino é ao mesmo tempo um livro simples, porém as reflexões que ele nos proporciona ao ler são complexas. Um tipo de livro que a cada leitura poderá te mostrar algo novo, te fará pensar de uma forma diferente. Destino é uma leitura obrigatória, garanto que não irá se arrepender.

A Disney já tem os direitos de adaptação do livro, e em breve vamos poder vê-lo no cinema. Aproveitem para seguir o twitter do livro (@livrodestino) e visitar o site, onde você pode fazer o teste para descobrir quem é o seu par (http://www.asociedade.com.br/)

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta