Home>Fotografia>O Beco Indica #12

O Beco Indica #12

Toda semana, dez indicações de links para enriquecer sua timeline

Quem ainda assiste TV?

Acho que muita gente está dentro deste segmento, mas hoje vou focar um pouco na minha relação com a televisão, principalmente a TV aberta no nosso BR, que mudou muito desde que entrei pra faculdade de comunicação há 15 anos. Antes, eu era uma ávida consumidora e cheguei até a perder várias aulas no ensino médio por conta da MTV. Mas, este cenário mudou muito de lá pra cá. Em 2013 eu mudei da casa de minha mãe e demorei quase dez meses para comprar minha televisão, muito porque gostava do clima do meu ex apartamento, que era quieto e silencioso, e outra porque era mais viável continuar a comprar livros. Mas, desde que mudei pra Curitiba, minha relação com o aparelho doméstico mais vendido no país teve um novo revés, já que o transformei numa central do youtube. O que diferencia o youtube de um serviço on demand (como a Amazon Prime e a Netflix) é como os canais se relacionam. On demand, querendo ou não, são locadoras virtuais, tem o mesmo princípio base. Já o youtube, para mim, tem conexão direta com a nossa velha TV, onde podemos zapear com programas dos mais variados. Pedi à minha irmã, cunhado, namorado e a @jarsgirl21 que me ajudassem a compor uma lista de 10 canais no youtube que valem a pena seguir. Vamos lá?

#1

Tudei ui rave… E assim começa todo e qualquer vídeo neste que é o melhor canal para se esmagar coisas. O Hydraulic Press Channel foi um percursor no segmento de prensas antigas que esmagam pequenas coisas. O canal é finlandês (mas bem que poderia ser russo, por conta do sotaque) e traz semanalmente diferentes tipos de coisas sendo prensadas, inclusive um ótimo sobre Adamantium. Vale cada esmagada.

#2

Conhecer Leon e Nilce foi um divisor de aguas para mim no youtube. O canal mantem o vlog Cadê a Chave que fala sobre absolutamente tudo. São viagens, interações do dia a dia, recebendo e visitando amigos pelo mundo, conhecendo novos lugares ou caçando pokemons. Leon possui um canal de games desde 2009, o Coisa de Nerd. Já Nilce, que também é jornalista, muitas vezes separa episódios extras no Cadê a Chave para comentar ou trazer informações relevantes sobre as interações sociais, como o excelente resumo sobre a nova lei trabalhista brasileira. Mas, para conhecer bem o canal, vou destacar a viagem que eles fizeram recentemente pela Coreia que resume bem a dinâmica dos dois na plataforma.

#3

Em meados de 2004, na era Orkut da internet, conheci pelo simples hábito de frequentar blogues dos mais variados tipos, a Gaveta Filmes. Anos depois, fiquei feliz que o gênio do clássico Bolinha do Amanhã, Anderson Gaveta, havia se tornado editor de vídeos no youtube. E eis que em 2015, Gaveta cria seu próprio canal (mentira, o canal já existia, mas só há dois anos que criou uma regularidade de envio de vídeos) e nos brinda com novas pérolas para enriquecer essa cultura nonsense tupiniquim. Anota na agenda, toda segunda, ao meio dia, tem vídeo novo no canal. Enquanto isso, se divirta com o quadro mais espetacular de nonsense da terra:

 

#4

Minha irmã é estudante de licenciatura de música e stalker de mão cheia. Tirando a última parte, Yara costuma me apresentar canais interessantes de qualquer temática. Ela, inclusive, que me apresentou o canal das prensas hidráulicas lá de cima, mas agora vamos falar de música mesmo. A cantora Natália Aurea é soprano e possui um canal no youtube para falar sobre música (claro) e também inserir informações de suas aulas. Vou colar aqui o episódio de dica sobre o que é um falsete.

#5

E por falar em dicas de terceiros, vou contar como cheguei ao Canal Aviões e Músicas. Estava na casa da minha irmã (a musicista), fazendo absolutamente nada (provavelmente esperando algo acontecer, tipo sairmos de casa para almoçar) quando a playlist de meu namorado estava na TV. Nesta história, passou o vídeo do canal misturando informações históricas e cultura pop com a aviação. São 14 minutos quase discoverescos que paramos tudo para assistir, afinal misturar a história do 737 ligada a baader e meinhof à música homônima da Legião Urbana é um arco muito louco. O vídeo em questão é este aí abaixo, mas o mote central do canal é falar de aviação mesmo. Nasceu do blogue de Lito que mantêm os dois na ativa para a alegria dos entusiastas do tema. Inclusive, tem um vídeo de anedota porque ele se chama assim que também vale o clique. Atualizações às quintas e aos domingos.

#6

E para os fãs do DIY, ou melhor Do It Yourself, o Manual do Mundo é um prato cheio. O canal traz uma miscelânea de informações sobre diferentes coisas, inclusive ensinando como fazer e para que serve, mas as publicações vão muito além disso. Atualizado às terças, quintas e sábados, o canal promove experiências e curiosidade sobre quase tudo na terra. Bem bacana para entrar naquele vortex que só a discovery poderia lhe proporcionar, mas sem a dublagem ou loopings de programas nonsense at all.

#7

Sabe o John Green? O autor de A Culpa é das Estrelas tem um vlog bem bacana no youtube. Nele, cria conteúdo variado entre ciência, história, cultura pop, inclusive literatura, mas chama atenção pela diversidade de opiniões do universo nerd. Ele divide o canal VlogBrother com seu irmão, Hank. Nasceu de uma iniciativa deles de uma espécie de correspondência 2.0, onde a cada semana um publicaria um vídeo comentando sobre algo e na semana seguinte o outro irmão o responderia. Semana passada comentou sobre seu mais novo livro, Turtles All the Way Down. A dica do canal é de @jarsgirl21 🙂

#8

Cara, cheguei no Alexandrismos por conta de um compartilhamento da página Não sou Exposição no facebook (inclusive, clica aí e já segue). Alexandra Gurgel é jornalista e traz com um jeito (muito autoexplicativo) de comentar as ALEGRIAS de ser gorda. Sim, tem muita alegria no corpo gordo, ok. E tem beijo, encontro, fila de banco, comparativos e muito mais. Fiquei completamente apaixonada pela forma e conteúdo do canal que tem programação nova toda terça, quinta e domingo às 12h com lives às segundas (22:30).

#9

Meu namorado, além de palhaço profissional (sim, é a profissão dele mesmo), é um consumidor ativo de youtube. Ele não assiste canais, ele coleciona. Já perdi a conta de quantas vezes estava me preparando para dormir e a PESSOA coloca alguma coisa pra rodar na TV. Vários dos canais desta lista foram indicações dele. Então, nada mais justo que colocar descaradamente um link que ele me enviou para esta lista (já que tem outros três velados aqui que eu não vou creditar). O Rubinho Barrichello tem um canal massa no youtube, chamado Acelerado. Nele apresenta coisas relacionadas ao mundo da velocidade, dos mais variados tipos de veículos que você imaginar. O canal chama atenção pela figura de Rubinho que, inclusive, mantem o ar de vlog aos sábados, e já é veiculado no SBT. MAAAS, no youtube às atualizações são às segundas, terças, quintas e sábados, sempre às 18h.

#10

Já tive minha relação de ódio com o blog Jovem Nerd. MAAAS, hoje se tornou um dos canais que mais assisto na minha curta história de espectadora de youtube. Muito porque é o canal que meu namorado mais assiste, mas também porque acabei curtindo algumas coisas que me levaram a outras e… Vamos colocar nesta lista. O canal tem muita coisa relacionada não só ao mundo nerd, mas sim a cultura pop em geral, com programação para toda a semana: segundas é dia de nerdplayer, terças tem Sr. K, quartas tem nerdOffice e às sextas Stories. Este último módulo começou a veicular no início do ano e traz anedotas retiradas dos mais de 550 episódios (and counting) do popular nerdcast, o podcast mais nerd do BR.

YK Teles
Jornalista e aprendiz.
https://becodaspalavras.com/

Deixe uma resposta