Home>Cultura>Cinema>Clássico do Mês – A Princesinha (filme)

Clássico do Mês – A Princesinha (filme)

alittleprincessO filme A Princesinha (The Little Princess, título original, 1995), baseado na obra de Frances Hodgson Burnett, narra a história de Sara Crewe, uma menininha adorável, cheia de imaginação e um coração lindo!

Nossa princesinha vivia com o pai, Capitão Crewe, na Índia, até que ele foi convocado para a guerra e Sara foi enviada à cidade de Nova York, para a Escola de Meninas da Senhorita Minchen, uma velha recalcada,  mal amada e arrogante.

Tudo ia bem, Sara tinha várias novas amiguinhas a quem contava fantásticas histórias, mas no dia de seu aniversário ela recebe uma terrível notícia: seu pai morreu na guerra e agora ela não terá como se sustentar na escola. Então a bondosa  Senhorita Minchen (que de bondosa não tem nada), decide  ajudar Sara, colocando-a para trabalhar em troca de “abrigo”. Ela é enviada para o sótão, onde irá morar com Becky, uma menina pobre que trabalha na escola.

A vida de Sara muda completamente. Sua vida confortável é tirada por completo, suas  roupas e brinquedos foram tirados para pagar os gastos que teve com os estudos e acomodações na escola. A Senhorita Minchen coloca Sara para trabalhar diariamente, dando-lhe uma alimentação parca e um quarto sujo e frio, fazendo a pobre princesinha agradecer por tudo isso, caso contrário teria que viver na rua. E é também proibida de falar com qualquer pessoa, seja aluna ou professor da escola. Sua vida passa a ser reclusa ao trabalho e ao sótão onde vive.

Mesmo a velha mal amada proibindo as outras meninas de falarem com Sara, pois agora ela é criada, elas não obedecem, e continuam procurando a princesinha para ouvirem suas mágicas histórias.

Mas tudo começa a mudar quando um “príncipe” indiano aparece para colorir e trazer a mágica de volta à vida de Sara. Do romance escondido da Senhorita Amélia (irmã da Senhorita Minchen), à emocionante aventura das amiguinhas de Sara para recuperar a medalha da menina, ao final merecidíssimo da Senhorita Minchen, a história é pura emoção (S2). Não tem uma única vez que não assista ao longa que não chore.

Acho a fotografia e arte do filme uma graça. Os detalhes de cor, da colorida Índia a cinzenta Nova York, que apresenta pequenos pontos de cor, principalmente verde, a trilha sonora lindíssima.  O filme inspira magia, amizade e…..

“Porque toda menina é uma princesa”

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

2 thoughts on “Clássico do Mês – A Princesinha (filme)

  1. Quando eu era criança, fazia meu pai alugar esse filme pra mim praticamente todos os dias de tanto que eu gostava. Acho que foi o meu primeiro filme preferido, rs. Também acredito que se eu assistisse hoje (aos 21 anos) entenderia muito melhor e gostaria muito mais da história que realmente é inspiradora.
    Beijos.

  2. Eu ainda choro quando assisto a esses filmes. Logo teremos a resenha do livro (e já adianto que não saiu ainda porque ela não conseguia parar de chorar rs).

    Eu acabei de ler o jardim secreto, que é da mesma autora e adorei. Sugiro que assista o filme e procure os livros.

Deixe uma resposta