Publicado em Literatura, Literatura Brasileira

Cordilheira

“Cordilheira” de Daniel Galera (editora Companhia das Letras) faz parte de uma série de romances, a “Amores Expressos”. Essa série foi encomendada pela Companhia das Letras, onde cada autor escreve um romance que acontece em alguma capital do mundo. Mas mesmo se tratando de uma história “comprada” não deixa a desejar.

“Cordilheira” foi a primeira coisa que li de Daniel Galera; e fiquei encantada com a narrativa do rapaz. O texto muito bem escrito e que flui naturalmente, sem frases clichês ou elaboradas com intuito de querer ser Cult (que alguns autores exageram e acabam com o texto).

Tenho o costume de ler abas e sinopses de livros de literatura só depois de terminar. Acho que ler essas coisas antes pode afetar a sua percepção da história. E quando li a aba desse livro fiquei surpresa em saber que Anita é a primeira protagonista do autor. E ele conseguiu representar tão bem a cabeça de uma mulher que estava passando por uma grande crise emocional, que se sentia desprotegida, frustrada e traída.

Anita é a personagem principal da trama. Filha única, criada pelo pai, jovem escritora de um único romance. Após a morte do pai, a tentativa de suicídio da melhor amiga e o término de seu relacionamento Anita se sentiam perdida e incompreendida pelas pessoas ao seu redor.

E foi quando ela se viu nesse furacão, que aproveitou de uma viagem de negócios para passar uma temporada em Buenos Aires. Onde conhece Holden e seus amigos esquisitos, que levam a literatura um pouco a sério de mais. Holden e seus amigos também são escritores, mas sua visão de viver a obra não fica só nos pensamentos, eles querem viver as personagens e sentir todos os seus medos, angustias e alegrias, ao ponto de estarem à beira da loucura.

Anita está no meio de um grupo que pode envolvê-la em situações estranhas, mas a jovem também tem seus objetivos bem traçados e espera conseguir o que quer através de Holden, não importando às consequências disso. Anita é obstinada, meio doida provavelmente, um pouco imprudente, mas dona de uma personalidade intrigante.

Será que levar as coisas até as últimas consequências, pagar pra ver até onde tudo vai parar é o melhor a fazer? Quando um desejo é maior que tudo?

A história feita por Daniel Galera é envolvente. A maneira como o autor descreve a cidade de Buenos Aires é detalhista e cheia de informações sobre a história e a cultura da cidade, deixando aquela vontade de conhecer essa cidade argentina em qualquer um que ler o livro.

Os demais livros da coleção Amores Expressos são:

Do Fundo do Poço se vê a Lua – Joca Reiners Terron

Estive em Lisboa e Lembrei de Você – Luiz Ruffato

O Filho da Mãe – Bernardo Carvalho

O Livro de Praga – Sérgio Sant’anna

Nunca Vai Embora – Chico Mattoso

O Único Final Feliz Para uma História de Amor é um Acidente – João Paulo Cuenca

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

2 comentários em “Cordilheira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s