Home>Principal>Clube de Leitura Penguin & Companhia das Letras

Clube de Leitura Penguin & Companhia das Letras

O  Clube de Leitura Penguin & Companhia das Letras, da Livraria Cultura Iguatemi já escolheu a obra do mês de Outubro. A obra escolhida foi “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift.

Sinopse:

Quem lê pela primeira vez a versão original de Viagens de Gulliver, tendo como pano de fundo uma vaga lembrança de adaptações infantis, espanta-se ao constatar que tem nas mãos um dos textos mais amargos do cânone ocidental.
Como observa George Orwell no prefácio incluído nesta edição, o livro de Jonathan Swift, apesar de todo o seu ressentimento e misantropia, é uma obra deliciosa, que permite vários níveis de leitura. É primeiro um livro de viagens – ou melhor, uma sátira aos livros de viagens, tal como Dom Quixoteé, entre outras coisas, uma sátira aos romances de cavalaria; para as crianças, é uma história de aventuras, cheia das criaturas fantásticas e do humor escatológico de que tanto gostam; e é um dos marcos iniciais da ficção científica.

Entretanto, o que mais fascina o leitor maduro nessa obra publicada pela primeira vez em 1726 é o olhar implacável que seu autor volta sobre o homem, suas instituições, seu apego irracional ao poder e ao ouro, e sua insistência em prolongar a vida mesmo quando esta só proporciona sofrimento.

Esta edição de Viagens de Gulliver foi organizada pelo professor Robert DeMaria Jr., também responsável pelo texto de introdução e pelas notas, e conta com imagens preciosas, como reproduções da folha de rosto e do frontispício da primeira edição da obra-prima de Jonathan Swift, além de mapas das diferentes terras citadas no romance, inestimáveis para a leitura.

Para os curiosos, mas incertos, a Cia das letras disponibilizou, gratuitamente, um trecho do livro em PDF clicando aqui.

 Para participar, envie um e-mail para clubedeleitura@penguincompanhia.com.br  e informar e qual Livraria Cultura deseja participar. Depois é só ler o livro.

O encontro acontecerá no dia 03 de Outubro às 19:30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi do Distrito Federal. 

Para mais informações, acesse o site da Livraria Cultura.

Obs: O livro citado será lido somente no clube da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. Para o clube de outras lojas da rede, verifiquem no site da Cultura.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta