Home>Biografia>Joyce Carol Oates

Joyce Carol Oates

Com um estilo literário que se distingue pelas descrições vívidas e senso visual e exatidão histórica, Joyce Carol Oates se tornou um nome entre os maiores da literatura

 

Nascida em 16 de junho de 1938, Joyce Carroll Oates, também conhecida como “JCO” é uma conhecida autora americana. Mestre da ficção intelectualmente instigante, onde insere o leitor na vida de seus personagens.

Vencedora do National Book Award e do Pen/Malamud Award for Excellence in Short Story, ela é membro da Academia Americana de Artes e Letras e professora da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, onde leciona desde 1978.

Por vezes, é considerada uma das figuras mais populares para o Prêmio Nobel de Literatura, aparecendo em várias listas publicadas pela imprensa. 

 

Biografia

Joyce nasceu em Lockport, Nova York, em 1938, durante a Grande Depressão Americana. A mais velha de três filhos da dona de casa húngara Carolina Bush e do fabricante de ferragens Frederick James Oates. Ele cresceu na fazenda da família, longe da agitação da cidade. 

Seu irmão Fred Jr. Nascida em 1943, sua irmã Lynn Ann, nascida em 1956, é severamente autista. Sua avó materna, Blanche, morava com a família muito próxima de Joyce. Após a morte de sua avó é que Joyce soube que seu bisavô havia cometido suicídio. Ela também havia ocultado sua ascendência judaica dos netos. Inspirando-se na vida de sua avó para o livro A Filha do Coveiro (2007).

Seu interesse pela literatura começou cedo. Ele se lembra de um de seus primeiros livros como presente de sua avó Blanche, Alice no País das Maravilhas, obra que inspiraria sua carreira. Na adolescência, leu Charlotte Bronte, Emily Bronte, Fyodor Dostoiévski, William Faulkner, Ernest Hemingway e As obras de Henry David Thoreau, que também tiveram grande influência na escrita. Joyce começou a escrever aos 14 anos quando sua avó lhe deu uma máquina de escrever.

No ensino médio, ele começou a estudar na escola maior do centro da cidade e, em 1956, trabalhou para o jornal da escola. Joyce foi a primeira de sua família a se formar no ensino médio e depois ir para a faculdade. 

 

Carreira

A autora começou a escrever cedo, aos 14 anos. Frequentou a Syracuse University e se formou em Literatura Inglesa em 1960. Ele publicou seu primeiro livro em 1963, aos 26 anos. Cinco anos depois conquistou o Prêmio Nacional do Livro com a obra Them, que fala sobre divisões raciais, sociais e de gênero que assombram a sociedade americana da época.

Espantosamente polífica, Oates publicou mais de 40 livros, incluindo romances e peças de teatro, bem como vários volumes de contos, poesia e ensaios de não-ficção. Em suas obras, vidas reais são colocadas em ambientes ficcionais inspirados por alguém que conheceu. Ela também escreve suspenses sob os pseudônimos Lauren Kelly e Rosamund Smith.

Sua escrita é altamente valorizada, ganhando diversos prêmios. Se no livro As Cataratas conta uma história de amor de uma viúva que guarda um segredo, ela gera polêmica em Rape: A love Story, sobre uma esposa e filhas brutalizadas e o homem que as atacou, com uma excelente narrativa.

Atualmente, Joyce é professora na Universidade de Princeton desde 1978 e é a 52ª Professora Roger S. Berlinde de Humanidades no Programa de Escrita Criativa.

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta