Home>Cultura>Cinema>A aventura dos irmãos Lumière: filme aborda a invenção do cinema

A aventura dos irmãos Lumière: filme aborda a invenção do cinema

História da criação do cinema chega ao Canal Curta! nesta quarta-feira (12)

Em 1894, na cidade francesa de Lyon, os irmãos Louis e Auguste Lumière estavam prestes a realizar um feito cobiçado por inventores da época: a criação da “fotografia animada”. No ano seguinte, eles constroem o “cinematógrafo”, uma máquina à manivela capaz de captar imagens, revelar filmes e projetá-los em uma tela. Ali, era o início do desenvolvimento do cinema. Essa história é contada no documentário “Lumière! A Aventura Começa”, que chega ao Curta!.

O longa é “composto e narrado” — conforme enunciado nos créditos — por Thierry Frémaux,  diretor do Institut Lumière, do Lumière Film Festival e do Festival de Cannes. Baseia-se em uma série de tomadas cinematográficas datadas entre 1895 e 1905. São 114 obras destacadas dentre os 1.400 filmes que compõem a cinematografia dos irmãos Lumière e seus operadores de câmera. Todas passaram por um brilhante trabalho de restauração e são apresentadas em tecnologia 4k, isto é, em ultradefinição.

Os filmetes se dividem em capítulos que trazem um conteúdo bastante informativo e, conforme vão sendo exibidos, Frémaux constrói sua análise e contextualiza com a época. Ao espectador, fica claro que cenas como “A Saída dos Operários da Fábrica Lumière” (1895) e “A Chegada de um Trem à Estação” (1896) não têm nada de triviais, como podem parecer aos olhos mais desatentos, mas demarcam uma verdadeira revolução que iria desembocar no cinema que conhecemos hoje.

As cenas apresentadas demonstram um elevado senso estético por parte dos irmãos Lumière e, de forma bem-humorada, confirmam que aqueles filmetes já apresentavam alguns dos recursos cinematográficos que posteriormente seriam usados para criar suspense ou construir uma narrativa de comédia. Entre os destaques, há também os registros de operadores de câmera contratados por Louis Lumière para levar o cinematógrafo para vários cantos do mundo, captando imagens de diferentes culturas e contribuindo para a expansão da sétima arte pelo planeta. A produção já está disponível no Curta!On – Clube de Documentários. A exibição é na Quarta do Cinema, 12 de outubro, às 22h.

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta