Um dos gêneros de filmes e livros mais populares do mundo, a ficção científica trabalha diretamente com histórias inventadas
A ficção científica apareceu ainda no século XX utilizando a ciência como tema principal. Este componente é essencial para que a história possa ter um bom andamento.
O gênero trabalha diretamente com a narrativa utilizando fatos científicos, como uma viagem pelo espaço e viagens no tempo. Entretanto, temas fantásticos também costumam aparecer, contradizendo toda a ciência e dando mais conteúdo para a história.
Um exemplo típico que envolve as fantasias e os fatos científicos são as histórias de robôs que possuem inteligência artificial. Nessas histórias, esses robôs agem como humanos, o que é pura fantasia (até então).
Por existir diversas maneiras de se trabalhar a ficção científica, por isso, conhecer a história da sua criação é imprescindível.
Surgimento da ficção científica
Criada apenas como um subgênero literário dos livros de mistério, os romances de drama, aventura e terror, o gênero começou a se destacar dos demais quando não se preocupava em afirmar uma viabilidade do que estava narrando.
Foram autores como H.G Weller e Júlio Verne que começaram a escrever obras como as ficção científicas que conhecemos hoje. Isso passou a acontecer no século XIX.
Entretanto, foi só depois de um século que o gênero começou a ter mais valor na indústria. Isso se deve ao fato do avanço da tecnologia e dos lançamentos de foguetes ao espaço. Toda essa expectativa científica atraiu o interesse de vários leitores.
Tempos depois, foram autores como Robert Heinlein, Arthur C. Clarke e Isaac Asimov que fizeram do estilo ainda mais respeitado e conhecido. Hoje em dia, grandes clássicos cinematográficos são de ficção científica, como os clássicos Matrix e Star Wars.
Obras clássicas de ficção científica
Existem diversas obras históricas de ficção científica que poderíamos citar como exemplo. Entretanto, separamos as que consideramos principais para explicar um pouco a variedade e características desse gênero. Confira:
A máquina do tempo – 1895
O romance escrito por H.G Wells, essa obra é considerada a primeira no gênero ficção científica. Acontece que a sua história aparece em um veículo que fazia viagens no tempo. No romance, o criador da máquina viaja até o ano de 802.701 e descobre que seres humanos eram utilizados como comida para uma outra raça habitante da terra.
Guerra dos Mundos – 1898
Obra também escrita por H.G Well, Guerra dos Mundos fala sobre alienígenas inteligentes que invadem a terra. A partir disso, os seres humanos precisam utilizar a tecnologia que possuem para conseguir evacuar a cidade de Londres, que foi invadida.
Eu, Robô – 1950
Isaac Asimov é o autor de Eu, Robô, uma coletânea que possui 9 contos. Essas obras falam sobre a evolução de robôs durante os anos seguintes. Em seguida, conferimos uma proibição de uso dos robôs e, no final, se acredita que o coordenador do planeta seja uma máquina.
2001: Uma Odisseia no Espaço – 1968
Esse livro teve uma adaptação para as telas de cinemas antes mesmo de ser lançado, ou seja, a obra cinematográfica saiu antes. Essa história de ficção científica conta a descoberta de um monolito soterrado na Lua. Os humanos curiosos mandam uma tripulação humana e a inteligência artificial HAL 9000 para investigar.