Home>Literatura>Morre Lygia Fagundes Telles

Morre Lygia Fagundes Telles

Morreu neste domingo (03) a escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos. A informação foi confirmada esta manhã pela agente literária Lucia Riff e pela Academia Paulista de Letras. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Conhecida como a “dama da literatura brasileira”, a escritora paulista ganhou prêmios importantes como o Jabuti em 1977 e Camões em 2005, maior prêmio da literatura lusófona. Ela era integrante da cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

 

Vida e obra

Lygia era cursou direito Faculdade de Direito do Largo do São Francisco e atuou como procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. Ela publicou  seu primeiro livro de contos, “Porões e sobrados”, em 1938.

Outras grandes obras da escritora são Antes do Baile Verde, As Meninas, Ciranda de Pedra, entre outros. enquanto As Meninas foi adaptado para o cinema, Ciranda de Pedra se transformou em Novela nas mãos de Janet Clair.

A acadêmica é considerada uma das grandes referências no pós-modernismo, enquanto suas obras retratam temas como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia.

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta