Home>Cultura>Cinema>Guillermo Del Toro

Guillermo Del Toro

Guillermo del Toro Gómez é um produtor, cineasta, autor e roteirista mexicano. Ele é conhecido pelas suas obras de sucesso mundial, como Labirinto do Fauno e The Shape of Water, que lhe renderam inúmeras indicações a prêmios, incluindo Oscar de melhor filme e diretor. Confira um pouco mais sobre a trajetória dele.

 

Juventude 

Guillermo Del Toro nasceu no dia 9 de outubro de 1964, em Guadalajara. Ele é filho de Guadalupe Gómez e do empresário do ramo automotivo Federico del Toro Torres. Os seus pais são de descendência também espanhola, o que fez com que ele fosse criado em uma família completamente católica.

Quando Del Toro tinha apenas oito anos de idade começou a realizar algumas experiências usando a câmera Super 8 do seu pai. Ele fazia alguns curtas-metragens usando brinquedos e alguns objetos do universo do Planeta dos Macacos.

Ele sempre teve afinidade com a câmera, produzindo diversos curtas-metragens antes de conseguir realizar o seu primeiro longa. Ele estudou Centro de Investigación y Estudios Cinematográficos na Universidad de Guadalajara, além de ter estudado também efeitos especiais e maquiagem com o artista Dick Smith.

 

Carreira 

Guillermo Del Toro produziu e dirigiu muitos filmes ao longo da sua brilhante carreira. Ele dirigiu obras que vão desde adaptações de HQ’s a filmes de terror. Os filmes Pan’s Labyrinth e The Devil ‘s Backbone estão dentro da lista de obras mais aclamadas de Del Toro. Os filmes compartilham alguns cenários, protagonistas e fala de temáticas parecidas com a obra espanhola O Espírito da Colmeia, de 1973. 

O diretor enxerga o gênero de terror como totalmente político e explica que sendo muito semelhante com os contos de fadas, há duas faces do terror. Uma é pró-instituição, que é o tipo mais repreensível de conto de fadas: não vagueia pela floresta e sempre obedece a seus pais. O outro tipo de conto de fadas é completamente anárquico e anti-establishment. 

Como amigo próximo dos cineastas mexicano Alejandro González e Alfonso Cuarón, Del Toro acaba sendo bastante influenciado pelos dois em suas direções, além de trabalharem juntos. O Labirinto do Pan foi produzido por Cuarón e Iñárritu auxiliou na montagem do filme. Os três cineastas, chamados de “Três Amigos”, fundaram a produtora de cinema Cha Cha Cha Films.

 

Vida pessoal

Guillermo Del Toro foi casado com Lorenza Newton, familiar da famosa cantora Guadalupe Pineda, do México. Esse relacionamento começou quando ambos eram alunos do Instituto de Ciências de Guadalajara, e acabaram tendo dois filhos anos depois.

O casal se separou no começo de 2017, se divorciando em setembro do mesmo ano. O diretor mantém casas em Los Angeles e em Toronto e viaja para o México a cada seis semanas para ver a sua família. No ano de 2021, o diretor se casou com a historiadora do cinema Kim Morgan. Em 2009, Del Toro polemizou ao assinar uma petição pedindo a liberdade de Roman Polanski, acusado de estuprar e drogar uma criança de 13 anos em 1977.

 

1997 sequestro do pai

Em meados de 1997, Federico del Toro Torres, pai do diretor, foi sequestrado em Guadalajara, no México. A sua família precisou pagar duas vezes a quantia pedida no restante. O cineasta James Cameron, amigo de Del Toro, sacou 1 milhão de dólares em dinheiro para ajudar no resgate.

O pai do diretor só foi liberado 72 horas depois de ser sequestrado e somente com o resgate pago. Os culpados nunca foram capturados e o dinheiro da família de Del Toro e do diretor James Cameron nunca foram recuperados.

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta