Home>Cultura>Música>Escuta só>O Fenômeno do Rap Lil Nas X

O Fenômeno do Rap Lil Nas X

Lil Nas X ganhou muita popularidade no começo de 2019 com o seu single de country rap “Old Town Road”, que virou um viral no país e subiu nas paradas musicais de todo o mundo e, ao mesmo tempo, sofreu discriminação do segmento country norte-americano

 

Montero Lamar Hill, mais conhecido pelo seu nome de trabalho Lil Nas X, é um cantor, rapper e compositor estadunidense. Ele ganhou muita popularidade no começo de 2019 com o seu single de country rap “Old Town Road”, que virou um viral no país e subiu nas paradas musicais de todo o mundo.

Lil Nas X é um artista que vem quebrando estereótipos no mundo do rap e ultrapassando barreiras. Confira um pouco mais da sua trajetória. 

 

Biografia

Lil Nas X nasceu no dia 9 de abril de 1999 na Geórgia, nos Estados Unidos. O seu noeme verdadeiro,  Montero, é em referência ao Mitsubishi Montero.

Os seus pais se separaram quando ele tinha apenas seis anos de idade, e ele acabou se estabelecendo em um projeto habitacional com a mãe e a avó. Três anos mais tarde ele foi morar com o seu pai, que cantava música gospel.

Lil Nas X começou a usar a internet com frequência exatamente no período em que memes passaram a se tornar a sua melhor forma de entretenimento. Ele tinha entre treze e quatorze anos e isso influenciou bastante na sua carreira.

Ele passou boa parte da sua adolescência isolado e acabou se voltando mais para a internet, principalmente no Twitter, onde postava memes que mostravam a sua sagacidade e também o seu conhecimento de cultura pop.

Ele também enfrentou o fardo de ser gay na adolescência, lutando para se assumir e torcendo para ser só uma fase. Por volta dos seus dezessete anos ele aceitou.

Frequentou a Lithia Springs High School, na qual se formou em 2017. Depois se inscreveu em uma universidade para cursar ciência da computação Ele se formou, mas desistiu da carreira para se dedicar à carreira artística. 

 

Celebridade da internet

Antes de se tornar o popular Lil Nas X, o cantor queria apenas ser uma celebridade na internet. Ele disse que começou a se isolar de atividades durante a adolescência.

Ele queria muito ganhar seguidores para promover seus trabalhos, mas não sabia como se concentrar e qual público focar a sua criatividade.

Ele fazia vídeos de humor para o Facebook, depois para o Instagram e posteriormente começou a postar no Twitter. Foi lá que ele viu que poderia ser viral.

Aliás, durante um tempo existia uma investigação sobre o fato de Lil Nas X ser o dono de uma conta de fãs da Nicki Minaj. Essa foi uma das tentativas dele se tornar uma celebridade na internet, mas antes disso ele emplacou o seu primeiro sucesso.

Porém, o assunto dessa antiga conta ainda iria seguir ele por um tempo. Ele negava ser o dono da conta, mesmo depois dela ser suspensa por spam. Porém, em maio de 2020, ele assumiu que era fã de Minaj, e que só negou com medo de sofrer homofobia.

Em junho do mesmo ano, Nicki Minaj disse que ficou triste por saber que ele tinha negado ser um fã seu, mas que entendia e desejou parabéns por isso.

No meio desse percurso, Lil Nas X assumiu esse nome artístico, que era uma homenagem ao rapper Nas, e passou a gravar suas músicas dentro de um armário antes de finalmente se tornar um sucesso na internet.

 

Sucesso com “Old Town Road” e estrelato

No dia 3 de dezembro de 2018, Lil Nas X lançou a sua música country rap “Old Town Road”, que é a responsável por colocar o artista no mapa. Ele comprou o beat da música em uma loja online de um produtor holandês por apenas US$30,00.

Gravou a música em um simples estúdio em Atlanta, levando pouco menos de uma hora para concluir a sessão de estúdio.

Como cresceu fazendo parte da internet, o rapper sabia bem como promover o seu trabalho. Começou criando memes para divulgar a música, mas mal sabia ele que o seu country rap seria descoberto por usuários do TikTok.

No mesmo período do lançamento de Old Town Road, o TikTok começou a se popularizar mundialmente. A rede social tinha um grande potencial de viralização, e foi o que aconteceu com a música de Lil Nas X, vítima da incubadora de sucessos musicais.

A música se tornou um grande viral no começo de 2019 graças ao meme #Yeehaw, que foi um Challenge do TikTok. Esse desafio levou milhares de usuários a postarem vídeos deles mesmos como cowboys ou cowgirl, e boa parte dos vídeos tendo a canção como trilha sonora.

Um astro da música country, Billy Ray Cyrus, começou a apoiar Old Town Road e fez uma parceria com Lil Nas X, se tornando o vocalista do remix que saiu em abril de 2019.

No mesmo mês deste lançamento que novamente viralizou, Lil Nas X quebrou os números do Drake com mais streams nos Estados Unidos de uma música em uma só semana. Ele obteve 143 milhões, superando os 118,2 milhões de In My Feelings, do Drake.

Ele então fez inúmeras turnês, feats, e lançou clipes que sempre são aguardados. Além disso, em setembro de 2021 lançou o seu primeiro álbum de estreia, Montero, que se tornou um sucesso rapidamente.

 

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

One thought on “O Fenômeno do Rap Lil Nas X

Deixe uma resposta