Home>Cultura>Música>Conheça Doja Cat

Conheça Doja Cat

Grande nome da música norte-americana, Doja Cat conquistou o mundo da música pela sua originalidade

 

Doja Cat, nome artístico de Amala Zandile Dlamini, é uma rapper, cantora e compositora estadunidense. Sendo uma das rappers mais famosas da atualidade, ela tem uma série de singles que viralizaram na internet, além de algumas polêmicas na carreira. Confira um pouco mais sobre a sua trajetória.

 

Quem é Doja Cat

Amala Zandile Dlamini nasceu no dia 21 de outubro de 1995, e vem de uma família artística de Tarzana, localizada em Los Angeles. A sua mãe, Deborah Elizabeth Sawyer é uma pintora de origem judaica. Já o seu pai, Dumisani Dlamini, é um ator sul-africano, que também é produtor de filmes e compositor. O pai esteve ausente na vida de Doja, mas ele é a sua principal ligação com a cultura afrodescente.

Depois de ter nascido. Doja se mudou para Rye, em Nova Iorque, onde teve uma infância bem esportiva, frequentemente visitando Malibu para os campos de surf, e patinando sempre. Foi nesse período que a mesma participou de aulas de jazz, ballet e sapateado. A sua mãe sempre ouvia as músicas de artistas como Tupac e D’Angelo na sua casa, e isso influenciou bastante a carreira de Doja.

A cantora retornou para Los anjos ainda com 11 anos, onde morou em um ashram e praticou hinduísmo durante quatro anos. Nessa época ela também fez aulas de breakdance, conciliando a arte com a competição.

 

Início de carreira

Doja Cat largou o ensino médio quando tinha 16 anos, ainda no primeiro ano. Ela passou um bom tempo baixando algumas batidas do YouTube para rimar por cima, criando as suas músicas. Ela alega que a vida depois de abandonar a escola era bagunçada. Nos primeiros meses, ela carregou as suas músicas no SoundCloud e retirou rapidamente, até “So High” no fim de 2012, que ela diz ter chorado depois de atingir apenas 12 visualizações.

Ela obteve o seu nome artístico graças a um dos seus gatos e a sua variedade favorita da maconha “doja”. Com 17 anos, ela assinou com a RCA Records um acordo do Joint Venture com a gravadora de Dr. Luke, a Kemosabe Records, em 2014. Mais tarde naquele ano, sob o selo MAU Records, a cantora lançou o seu EP de estreia, intitulado “Purrr!”.

A música “So High” foi relançada como um single antes de lançar o EP. Doja Cat continuou lançando músicas na plataforma SoundCloud quando começou a ter mais notoriedade. Em meados do ano de 2015, OG Maco anunciou no Twitter que a cantora tinha assinado com a sua gravadora OGG. Depois dessa assinatura, no fim de 2016, os dois artistas trabalharam em “Monster”, na Mixtape de Maco “Children Of The Rage”, lançada em 2017.

 

Amala e “Mooo!”

No dia 1 de fevereiro de 2018, Doja Cat lançou o seu single “Roll With Us”, que entrou para a parada Global Viral 50 do Spotify depois do lançamento. Já no dia 9 de março de 2018 a cantora lançou a música “Candy” e “Go To Town”. A última foi muito elogiada pela crítica por causa dos “vocais delicados e as letras adoraveis”. Porém, foi no dia 30 desse mesmo mês que Doja Cat finalmente estreou o seu primeiro álbum, intitulado “Amala”.

O álbum de estreia teve elogios, mas ainda não mostrou o fenômeno que era Doja Cat. Porém, o ano de 2018 talvez tenha sido a fase mais inspiradora da artista, onde ela lançou inúmeros singles e videoclipes, se consolidando cada vez mais na cena do rap e pop.

Ainda nesse ano, no dia 10 de agosto de 2018, a cantora publicou o videoclipe totalmente produzido por si “Mooo!” na plataforma YouTube. Esse single é uma canção com letras mais absurdo, onde ela se fantasia em uma vaca. O vídeo chamou muita atenção e recebeu elogios de cantores famosos como Katy Perri, Chance, The Rapper e Chris Brown. 

 

Hot Pink e reconhecimento

No dia 26 de outubro de 2019, Doja Cat lançou o seu single “Rules” e anunciou o seu segundo álbum “Hot Pink”. O álbum foi lançado no dia 7 de novembro daquele mesmo ano para críticas normalmente bem favoráveis. O trabalho de Doja atingiu a posição #9 na Billboard 200, mostrando uma clara evolução em relação ao seu lançamento de estreia, que só entrou na lista no mesmo período do lançamento do segundo álbum.

Durante o fim de novembro de 2019, o seu single “Candy”, que foi lançado em março de 2018, se tornou um viral no TikTok, entrando pela primeira vez na Billboard Hot 100. Nesse período Doja Cat já se figurava como um dos grandes nomes do rap, fazendo colaborações com diversos artistas de sucesso, como o músico Gucci Mane, Nicki Minaj e Sza. 

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos pelo colaborador que assina cada artigo, sob supervisão e revisão de Luciana Assunção.

Deixe uma resposta