Home>Fotografia>Fotografia em Raw

Fotografia em Raw

Entenda o que é raw na fotografia e o porquê fotográfos profissionais utilizam esse formato para suas fotos

 

O RAW é um formato de imagem, encontrado em câmeras digitais. Quando a imagem é obtida neste formato ela traz uma captura com detalhes mais profundos de cores e iluminação, devido a imagem ser menos compactada e ter mais pixels, algo que em formato como JPGE não é possível. 

 

Diferença entre RAW e JPGE

Eis a questão, existe ou não diferença na fotografia em RAW e em  JPGE?

A resposta é sim!! As fotografias em RAW trazem detalhes mais profundos de cores, nitidez e de luminosidade, além de permitir a impressão de  imagem grandes, sem perder a qualidade. Embora, é preciso um maior espaço de armazenamento maior, pois as fotografias têm um tamanho total de mais de 20 MB, e seu processamento é mais demorado.

Já as fotografias em JPGE, são mais leves, ocupando em média um espaço de 6 MB. na hora do clique, automaticamente já são inseridas as definições na imagem. Seu processamento é mais rápido e consome menos espaço, a compactação JPEG de arquivo é maior, portanto comparado ao RAW o arquivo fica menor, assim como a quantidade de informação no dado.  

 

Por que fotógrafos utilizam o RAW?

Atualmente existem vários formatos de imagem digital. Geralmente as mais usadas são em padrão JPGE. Pois geram arquivos menores, quando comparado aos demais, sem falarmos na qualidade da imagem, que é muito bom ao clique.

Mas, apesar das fotos em formato RAW precisarem de maior espaço para armazenamento das fotos, os fotógrafos muitas vezes optam pelo uso da fotografia em RAW por terem  mais dados no arquivo, e isso proporcionar uma “qualidade visual” melhor na hora da edição da imagem após o seu processamento.  Além do mais, se for houver necessidade ampliar ou imprimir a fotografia, a qualidade continuará impecável, sem nenhum ruídos e distorções. Enquanto nas imagens em JPG quando ampliada ou comprimida sua qualidade é perdida, embora não muito percebida.

Para você que está começando agora, o formato escolhido vai depender do que almeja. Se for foto de final de semana ou até foto documental, que não exige muito tratamento de camadas, JPG basta. Se for uma imagem para foto publicidade, precisa de RAW e assim por diante. No fotojornalismo,, por exemplo, tem gente que prefere JPEG pra poder subir logo os arquivos da rua. 

 

Tamanhos dos arquivos 

Como já foi dito acima, as fotografias em RAW elas ocupam mais espaço no armazenamento devido ao seu tamanho. Os arquivos podem variar dependendo do modelo e fabricante da câmera, em média entre 15 MB e 30 MB.

Isso já é suficiente quando comparada ao tamanho médio de uma foto em JPGE por exemplo, que possui, em média 6 MB, sendo a mesma imagem, em um mesmo equipamento.

 

Como transferir  foto em formato RAW para o computador

Um ponto que requer muita atenção, é quando as imagens forem transferidas para o computador. É necessário ficar muito atento, pois quando transferidas, elas mudam de formato, pois cada câmera tem sua própria marca. É importante se atentar ao tamanho dos arquivos e verificar o espaço livre para o local que a foto está sendo transferida.

 

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta