Home>Literatura>Confira 6 Livros para Presentear neste Natal

Confira 6 Livros para Presentear neste Natal

O ano de 2021 está chegando ao fim e muitas pessoas já começaram os preparativos para o Natal e Ano Novo. Símbolos de celebração e renovação no mundo inteiro, as datas também impulsionam a busca por presentes de diversos tipos e para todos os gostos, desde roupas a brinquedos, dos mais despojados aos mais pomposos.

Constantemente inclusos nas listas, os livros são considerados opções versáteis e ‘cult’. Além disso, o hábito pela leitura aumentou nos últimos meses, segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Entre janeiro e setembro deste ano foram vendidos 36,1 milhões de exemplares, um aumento de 39% em comparação ao mesmo período no ano passado.

 Com mais tempo em casa durante a pandemia, as pessoas buscaram alternativas de lazer, entretenimento e de se ‘desligar’ no mundo digital e das redes sociais, encontrando nas obras literárias um refúgio para hábitos mais prazerosos. Pensando nisso, reunimos obras nacionais e internacionais de editoras brasileiras que podem servir como alternativas de presente. A seleção conta com indicações das editoras Ática e AlfaCon para jovens e adultos. Confira:

 

De Volta às Conexões Humanas, de Dan Schawbel

Uma das poucas certezas dessa pandemia é o impacto duradouro sobre como as pessoas trabalharão daqui para frente. Depois que a pandemia foi declarada, muitas empresas migraram rapidamente suas operações, cultura organizacional, estilo de gerenciamento e comunicações para o ambiente virtual.

Dan Schawbel, especialista em futuro do trabalho, aponta em seu mais novo trabalho as vantagens e desvantagens que essa nova realidade de trabalho remoto traz para a produtividade dos colaboradores. 

Rastros e Riscos 

A obra reúne memórias autobiográficas em comemoração aos 80 anos de vida da autora Ana Maria Machado (a serem completados no dia 24 de dezembro deste ano) e em reconhecimento a sua contribuição extensa para a cultura nacional.

Ana Maria está entre os três brasileiros vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, além de ter recebido o Machado de Assis – maior prêmio da literatura nacional, entregue pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. 

Além disso, Rastros e Riscos estreia a Coleção Delas, novo eixo da Editora Ática criado por mulheres e que tem como objetivo dar espaço e voz a grandes mulheres da literatura e da educação, para que elas contêm algumas de suas memórias, inspirando leitores de todos os gêneros e eternizando nestes livros o lugar de destaque merecido.

 

A revolução dos bichos 

A revolução dos bichos, de George Orwell, acaba de ganhar uma nova edição pela Editora Ática. Ele está reunido junto a outros clássicos universais na série Eu Leio, que oferece livros com traduções cuidadosas, acompanhadas de apresentações, notas e apêndices que proporcionam a melhor forma de descobrir, ou redescobrir, as grandes narrativas da literatura mundial.

A obra conta com apresentação exclusiva do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva e a tradução foi realizada pelo professor, escritor e linguista Marcos Bagno. Já as ilustrações internas e de capa foram feitas por Bruna Lubambo, com estilo que foge do padrão convencional de uma fábula e instiga o olhar crítico do jovem. Para os fãs dessa história consagrada, essa edição é um presente mais do que especial.

 

Indistraível: como dominar sua atenção e assumir o controle da sua vida, de Nir Eyal

Quem passou pela experiência de trabalhar em homeoffice teve que aprender a lidar com as distrações em casa que só aumentaram durante a quarentena, com a presença de filhos, animais de estimação e familiares, além das tarefas domésticas diárias. E manter a concentração em todas essas atividades se tornou um desafio imenso.

Em Indistraível, livro best-seller na Amazon, o psicólogo e palestrante Nir Eyal compartilha aprendizados para criar um ambiente saudável que impeça as interrupções do dia a dia, além de técnicas para bloquear as externalidades e manter o foco em qualquer tipo de atividade.

 

Quarto de Despejo – Edição comemorativa 

“Gosto de manusear um livro. O livro é a melhor invenção do homem”. A frase da autora Carolina Maria de Jesus está presente no clássico brasileiro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, que em 2020 completou 60 anos.

Em comemoração ao aniversário da obra, a Editora Ática criou uma edição especial, juntamente com a publicação inédita da adaptação para o teatro escrita por Edy Lima. Em 2021, as duas obras foram contempladas com o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

A partir de registros pessoais de sua autora, Carolina Maria de Jesus, que narra seu cotidiano cercado por miséria, violência e fome, o livro contempla sua perspectiva sobre as desigualdades de classe, gênero e raça, advinda do dia a dia como catadora de papel na favela do Canindé, em São Paulo. Seu olhar único é o responsável por desnudar as raízes do preconceito e da injustiça social no Brasil. Por isso, mesmo sendo escrito na década de 1950, a obra nunca perde sua atualidade e adiciona riqueza e humanidade a temas de extrema relevância, enquanto expõe o processo de auto-estruturação de comunidades periféricas.

 

All In (Tudo ou Nada): Como líderes notáveis alcançaram resultados extraordinários 

Robert Bruce Shaw, estudioso de empresas de alta performance e conhecido por ter examinado as práticas organizacionais que fazem empresas como Netflix, Pixar e Airbnb serem referências em inovação, entra na vida de grandes visionários para entender como suas personalidades moldaram a forma como consumimos. 

Curioso em entender a psicologia por trás daqueles que construíram produtos ou serviços que revolucionaram o modo de vida do ser humano, seu mais novo lançamento “All In (Tudo ou Nada)” – traduzido pela editora AlfaCon – agora se dedica a examinar a natureza da liderança de personalidades de sucesso mundial nos negócios, como Jeff Bezos, Elon Musk e Steve Jobs.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta